Como funciona a dependência no Ensino Médio?
Índice
- Como funciona a dependência no Ensino Médio?
- É possível repetir o 3 ano do Ensino Médio?
- Quantas matérias pode ficar em dependência no Ensino Médio?
- Como funciona uma dependência escolar?
- Vai haver reprovação em 2020?
- Por que a dependência não deveria existir?
- Qual a decisão de aderir à dependência?
- Será que as dependências são mais indicadas?
- Por que a escola oferece a dependência?

Como funciona a dependência no Ensino Médio?
O aluno que alcançar média igual ou superior a 7,0 (sete) em quatro avaliações, será considerado aprovado na dependência. O aluno que após as quatro avaliações, não alcançar a média necessária, deverá fazer prova final.
É possível repetir o 3 ano do Ensino Médio?
Decisão é facultativa e serve para aqueles que se sentiram lesados com a educação durante a pandemia. Os estudantes do terceiro ano do ensino médio, da rede pública municipal de São Paulo, poderão refazer o ano letivo em 2021.
Quantas matérias pode ficar em dependência no Ensino Médio?
De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.
Como funciona uma dependência escolar?
Como funciona a DP Você pode cursar normalmente as disciplinas do seu período atual — menos aquelas que exijam como pré-requisito a matéria em DP — e, ao mesmo tempo, se matricular e refazer a matéria em dependência. Nas faculdade privadas, geralmente, é cobrada uma taxa para fazer de novo a disciplina.
Vai haver reprovação em 2020?
Conselho de educação recomenda não reprovar alunos em 2020, mas decisão cabe às escolas.
Por que a dependência não deveria existir?
Já para a professora da faculdade de educação da Universidade de Brasília (UNB), Benigna Villas Boas, a dependência nem deveria existir. “Ela já é um mecanismo que mostra as dificuldades da escola em recuperar o aluno durante o ano.
Qual a decisão de aderir à dependência?
Em alguns casos, vale mais a pena o aluno repetir o ano e aprender bem as matérias, principalmente se ele ficou pendurado em mais de duas. A decisão de aderir à dependência ou não deve ser tomada após uma análise feita em conjunto entre pais, escola e o próprio aluno.
Será que as dependências são mais indicadas?
Com elas, os alunos continuam sua vida escolar normalmente, ou seja, passam para o próximo ano, mas em outro horário continuam cursando as disciplinas na quais foram reprovados e ainda têm dificuldades. Mas será que essa é a melhor opção? Especialistas ouvidos pelo Terra analisam em quais casos as dependências são mais indicadas.
Por que a escola oferece a dependência?
Principalmente no convívio com os amigos e colegas, que em determinadas fases da vida, estimula mais o contato com a escola. Quando a escola oferece a dependência, faz algo importante, evitando penalizar o aluno e não prejudicando a continuidade dos estudos, o que acontece na reprovação.