Quais as substâncias proibidas que melhoram o rendimento de atletas 1 diuréticos 2 analgésicos 3 agentes anabólicos 4 h2o 5 beta bloqueadores 6 estimulantes?
Índice
- Quais as substâncias proibidas que melhoram o rendimento de atletas 1 diuréticos 2 analgésicos 3 agentes anabólicos 4 h2o 5 beta bloqueadores 6 estimulantes?
- Por que os diuréticos são considerados como agentes de dopagem?
- Como os agentes de dopagem são classificados?
- Quais as principais substâncias usadas pelos atletas?
- Quais Anabolizantes diminuem a sensação de dor?
- Quais são os esportes onde os beta bloqueadores são proibidos?
- São efeitos da testosterona na dopagem?
- Quais são os principais motivos do uso de substâncias dopantes?
- Quais os tipos de dopagem?
- Quais são os dopings mais usados?
- Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
- Como é considerado o uso de dopagem?
- Posso usar a dopagem sanguínea?
- Quais são os efeitos secundários dos diuréticos?

Quais as substâncias proibidas que melhoram o rendimento de atletas 1 diuréticos 2 analgésicos 3 agentes anabólicos 4 h2o 5 beta bloqueadores 6 estimulantes?
As principais substâncias proibidas são agrupadas nas seguintes categorias lícitas ou ilícitas:
- Estimulantes: reduzem a fadiga e estimulam a produção de adrenalina.
- Narcóticos analgésicos: diminuem a sensação de dor.
- Esteroides anabolizantes: aumentam a força muscular.
Por que os diuréticos são considerados como agentes de dopagem?
Diuréticos são fármacos que agem sobre os rins, aumentando a excreção de urina, o que possibilita a diluição de outras substâncias proibidas e dificulta a detecção nos testes de doping.
Como os agentes de dopagem são classificados?
As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios.
Quais as principais substâncias usadas pelos atletas?
Substâncias e práticas mais usadas
- Anabolizantes. Agem como anabólicos da testosterona, aumentam a massa muscular, a força, diminuem a sensação de fadiga e também controlam o peso. ...
- Hormônios. ...
- Betabloqueadores. ...
- Estimulantes. ...
- Analgésicos Narcóticos. ...
- Diuréticos. ...
- Drogas recreacionais. ...
- Doping sanguíneo.
Quais Anabolizantes diminuem a sensação de dor?
Hormônios Peptídicos e Análogos São substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor. A gonadotrofina coriônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotrófico e a eritropoetina são alguns exemplos destes hormônios.
Quais são os esportes onde os beta bloqueadores são proibidos?
As Federações Internacionais de Tiro e Tiro com Arco proíbem uso de betabloqueadores mesmo fora do período de competições8. A maioria dos medicamentos prescritos pelo cardiologista em sua prática diária, é permitida e não causa qualquer prejuízo para o atleta caso venha a realisar exame antidoping.
São efeitos da testosterona na dopagem?
Dentre os principais efeitos causados pelo uso deste hormônio destacam-se o aumento da viscosidade sanguínea em decorrência do aumento do número de hemácias no sangue, a hipertensão arterial, possíveis infartes do miocárdio e cerebral, embolia pulmonar e convulsões.
Quais são os principais motivos do uso de substâncias dopantes?
Muitas vezes são utilizados para o tratamento de anemias, da osteoporose (diminuição da densidade óssea), em casos de hipogonadismo (baixa produção de testosterona por parte do homem) e também em casos de doentes com câncer terminal que muitas vezes se utilizam destas substâncias para ganhar peso.
Quais os tipos de dopagem?
As classificações dos dopings são:
- Pré-competitivo: hormona de crescimento e esteroides anabolizantes;
- Durante a competição: doping calmante, doping analgésico, doping estimulante;
- Pós-competitivo: diuréticos; Doping sanguíneo;
Quais são os dopings mais usados?
Os maiores exemplos de estimulantes disseminados no esporte são as anfetaminas, a cocaína, a efedrina e a cafeína. Estas substâncias são usadas para conseguir os mesmos efeitos da adrenalina tal como o aumento da excitação.
Qual o mecanismo de ação desses diuréticos?
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água. Estes remédios exercem uma potência moderada.
Como é considerado o uso de dopagem?
Também é considerado como o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos. A prática de dopagem pode assumir muitas formas e existem inúmeras maneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa.
Posso usar a dopagem sanguínea?
A administração pode ser autóloga (a extracção do sangue do próprio atleta, sua conservação e posterior reintrodução, dias antes de uma competição), ou homóloga (proveniente de dadores). Porque é que os atletas a utilizam? Está comprovado que a dopagem sanguínea pode aumentar a capacidade aeróbica dos atletas.
Quais são os efeitos secundários dos diuréticos?
Além destes dois efeitos principais os diuréticos podem causar alguns efeitos secundários prejudiciais ao organismo tais como, a desidratação (diminuição de água no corpo), cãibra muscular, diminuição do volume sanguíneo, doenças renais, alterações do ritmo cardíaco e perda acentuada de sais minerais.