Como é feita a dosimetria da pena?

Índice

Como é feita a dosimetria da pena?

Como é feita a dosimetria da pena?

A dosimetria (cálculo) da pena é o momento em que o Estado – detentor do direito de punir (jus puniendi) – através do Poder Judiciário, comina ao indivíduo que delinque a sanção que reflete a reprovação estatal do crime cometido.

O que é dosimetria da pena conceito?

É a fixação da pena, adequando-a ao crime e à personalidade do criminoso. Todas as operações realizadas na dosimetria da pena, que não é uma simples operação aritmética, devem ser devidamente fundamentadas. ...

Quais são as fases da dosimetria?

DAS FASES DA DOSIMETRIA DA PENA. 1 Fixação da pena-base: circunstâncias judiciais. 2 Análise das circunstâncias atenuantes e agravantes: 3 Análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.

Como calcular a primeira fase da dosimetria?

Assim, na primeira fase da dosimetria, o magistrado, analisando as circunstâncias anteriores, deverá estabelecer a pena-base, que varia, no caso do roubo, por exemplo, entre 04 e 10 anos (podendo ser aumentada de 1/3 à metade, nas hipóteses do roubo majorado).

Quais as fases de aplicação da pena?

A aplicação da pena segue um processo de três fases. Na primeira fase, ocorre a fixação da pena-base, na segunda, da pena provisória e na terceira, da pena definitiva.

Como se faz o cálculo de unificação de pena?

Se calcularmos o benefício com base na pena real - por exemplo, 60 anos -, o condenado por crime comum poderia progredir após 10 anos (1/6 de 60 anos). Mas, se tomarmos por base a pena unificada (40 anos), este mesmo condenado poderia progredir após 6 anos (1/6 de 40 anos).

O que é uma dosimetria de ruído?

A dosimetria de ruído é a quantificação variável dos ruídos que um trabalhador está exposto durante o período de trabalho. ... Logo, o processo de análise de dose de ruídos ocorre com base na jornada de trabalho do empregado.

O que é Dissometria?

1. Sistema farmacêutico de preparar os medicamentos em grânulos que encerram todos por igual a mesma quantidade do princípio activo de cada substância medicamentosa. 2. Medida das doses medicamentosas.

Quantas fases tem a dosimetria da pena?

A fixação da pena ocorre apenas depois da sentença condenatória. A partir daí, conforme prevê o artigo 68 do Código Penal, o cálculo da punição deve atender três fases: fixação da pena-base, análise dos atenuantes e agravantes e análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.

Quais são as causas da dosimetria?

Na 2ª fase, o magistrado deve levar em consideração a existências de circunstâncias atenuantes (contidas no artigo 65 do Código Penal) e agravantes (artigos 61 e 62, ambos do Código Penal ); Por fim, na 3ª fase, as eventuais causas de diminuição e de aumento de pena. Passemos, então, a uma breve análise de cada uma das três fases da dosimetria.

Qual o critério para a dosimetria da pena?

O artigo 68 adotou o critério trifásico para a dosimetria da pena. Isso significa que a pena será aplicada em três fases. Vamos abordá-las de forma detalhada.

Quais são os dosímetros de cintilação?

Alguns exemplos de dosímetros são: filme radiográfico, câmara de ionização, contador proporcional, contador Geiger-Muller, dosímetros termoluminescentes, dosímetros Fricke e detectores de cintilação.

Postagens relacionadas: