Quais são os objetivos da educação especial?
Índice
- Quais são os objetivos da educação especial?
- Como é definida a educação especial?
- Como acontece a educação especial?
- O que é educação especial e inclusiva?
- Qual o objetivo da educação especial e o que a difere do ensino regular?
- Quais os princípios da educação especial?
- Como é a educação especial no Brasil?
- Como é feito o atendimento educacional especializado?
- O que é a educação especial e quais as características?
- O que é a educação inclusiva?
- Qual o conceito de Educação Especial?
- Qual a modalidade de Educação Especial?
- Como fazer um curso de Educação Especial?
- Qual o ramo da Educação Especial?

Quais são os objetivos da educação especial?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
Como é definida a educação especial?
Na LDBEN 9394/96 a Educação Especial está definida como modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
Como acontece a educação especial?
A escola especial passa a complementar e apoiar o ensino regular na formação de alunos com necessidades especiais. Essa parceria entre a Escola Comum e as Escolas Especiais ou Centros de Atendimento Educacional Especializado não acontece por acaso. Isso está previsto pelo MEC na Política Nacional de Educação Especial.
O que é educação especial e inclusiva?
A Educação Especial Inclusiva é uma metodologia pedagógica que combina noções da educação regular com a educação especial. O objetivo principal desse sistema educacional é promover a integração entre todas as crianças da comunidade.
Qual o objetivo da educação especial e o que a difere do ensino regular?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. ... Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno.
Quais os princípios da educação especial?
De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
Como é a educação especial no Brasil?
Mesmo quando concebida adequadamente, a educação especial no Brasil é entendida também como um conjunto de métodos, técnicas e recursos especiais de ensino e de formas de atendimento escolar de apoio que se destinam a alunos que não conseguem atender às expectativas e exigências da educação regular.
Como é feito o atendimento educacional especializado?
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O que é a educação especial e quais as características?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
O que é a educação inclusiva?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Qual o conceito de Educação Especial?
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o conceito de Educação Especial, sua principal diferença em relação à Educação Inclusiva, suas diretrizes básicas, como implantar na sua escola, lidar com os alunos e envolver toda a sua equipe neste processo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário no final deste post.
Qual a modalidade de Educação Especial?
Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Como fazer um curso de Educação Especial?
Se você é um educador ou se interessa por essa área, fazer um curso de Educação Inclusiva vai te ajudar a desenvolver práticas e adquirir conhecimentos que irão favorecer a sua experiência dentro da sala de aula. A educação especial engloba as instituições de ensino que atendem crianças com deficiência ou altas habilidades.
Qual o ramo da Educação Especial?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. P referencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).