Como funciona o Programa de Banco de Leite Humano?
Índice
- Como funciona o Programa de Banco de Leite Humano?
- Como é feita a doação de leite materno?
- Porque doar leite humano?
- Quem pode receber leite do banco de leite?
- Quais as orientações para as mães que desejam realizar a doação de leite materno?
- Quanto doar de leite materno?
- Para que serve o Banco de Leite Humano?
- Quais são as funções do Banco de Leite e como ele funciona?
- Qual a importância dos bancos de leite?
- Quais são os critérios para receber leite humano?
- Como funciona a doação de leite humano?
- Por que a doadora deve doar seu leite?
- Qual a importância da doação de leite materno?
- Como funciona o banco de leite humano?

Como funciona o Programa de Banco de Leite Humano?
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro altamente especializado que funciona como Centro de Lactação, isto é, promove, apoia a amamentação, auxiliando sua manutenção principalmente em puérperas que não podem amamentar seus filhos.
Como é feita a doação de leite materno?
Toda mulher saudável e que não está tomando remédio incompatível com a amamentação pode doar leite materno. Para isso basta fazer a retirada do seu leite em casa e depois entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo para fazer a doação.
Porque doar leite humano?
Na doação, qualquer quantidade de leite pode ajudar. Apenas 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e passa por um processo de controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas unidades neonatais.
Quem pode receber leite do banco de leite?
O alimento é doado para mulheres que têm dificuldade para amamentar e bebês prematuros ou doentes, internados em instituições de saúde. No banco de leite humano, o leite ordenhado pela mulher é pasteurizado e passa por uma série de testes, como medida de acidez, teor de gordura e controle de contaminação por bactérias.
Quais as orientações para as mães que desejam realizar a doação de leite materno?
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (veja aqui), a doadora, além de apresentar excesso de leite, precisa ser saudável, não fumar, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não usar álcool ou drogas ilícitas, realizar exames (hemograma completo, VDRL, ...
Quanto doar de leite materno?
Não existe quantidade mínima, pois mesmo 1 ml pode ser suficiente para suprir as necessidades de um bebê prematuro cada vez que ele for alimentado. Além disso, a doação não prejudica a mãe ou seu bebê, pois a produção do leite segue a lei da demanda: quanto mais leite for retirado, mais leite será produzido.
Para que serve o Banco de Leite Humano?
O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou ...
Quais são as funções do Banco de Leite e como ele funciona?
“Os Bancos de Leite Humano (BLH) são iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsáveis por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite pasteurizado”, explica Danielle.
Qual a importância dos bancos de leite?
“A principal função dos bancos de leite e postos de coleta é o apoio, proteção e promoção do aleitamento materno.
Quais são os critérios para receber leite humano?
c) Critérios de prioridade, de acordo com o estoque do BLH:
- recém-nascido prematuro ou de baixo peso, que não suga;
- recém-nascido infectado, especialmente com enteroinfecções;
- recém-nascido em nutrição trófica;
- recém-nascido portador de imunodeficiência;
- recém-nascido portador de alergia a proteínas heterológas;
Como funciona a doação de leite humano?
A depender do peso do prematuro, um (1) ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê), mais leite é produzido. Como funciona exatamente a doação de leite humano?
Por que a doadora deve doar seu leite?
De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano. Se você quer doar seu leite, entre em contato com um banco de leite humano. Clique aqui e encontre o mais próximo de você.
Qual a importância da doação de leite materno?
A Campanha de Doação de Leite Materno, do Ministério da Saúde, marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, 19 de maio. A campanha tem por objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, ...
Como funciona o banco de leite humano?
O banco de leite também oferece máscara, touca e frascos de vidro para realizar a doação de forma higiênica. No banco de leite humano o leite materno é testado para verificar se não houve nenhuma contaminação, e após ser aprovado para uso pode ser distribuído nos hospitais onde será usado.