O que é eletroterapia e para que serve?
Índice
- O que é eletroterapia e para que serve?
- Quem pode aplicar eletroterapia?
- Quais os efeitos terapêuticos da aplicação da eletroterapia?
- Quando usar eletroterapia?
- O que é a eletroterapia?
- O que é a eletroterapia na estética?
- Quem pode aplicar TENS?
- Quem pode usar o TENS?
- Quais os efeitos polares que ocorrem no pólo positivo e negativo na corrente galvânica?
- Quais os efeitos fisiológicos da crioterapia?
- Como funciona a eletro-terapia?
- Como funciona a eletroterapia e a fisioterapia?
- Quais são os benefícios da eletroterapia?
- Como funciona a eletroterapia no cérebro?

O que é eletroterapia e para que serve?
É uma técnica de eletroestimulação que atua no nível muscular, feita com eletrodos posicionados estrategicamente na região a ser tratada, sendo capaz de promover um aumento da força e do volume muscular, pois atua melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a flacidez local.
Quem pode aplicar eletroterapia?
Quem pode aplicar eletroterapia? Para aplicar a eletroterapia é preciso ser um profissional qualificado, visto que algumas correntes podem trazer reações adversas e complicações se utilizadas de forma inadequada.
Quais os efeitos terapêuticos da aplicação da eletroterapia?
A eletroterapia consiste em aplicar correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias. Ela é utilizada como adjuvante e traz ótimos benefícios para o paciente.
Quando usar eletroterapia?
Veja alguns problemas que podem ser tratados com a eletroterapia:
- tendinites;
- mialgias;
- tensões musculares;
- bloqueios articulares;
- cicatrizações cirúrgicas;
- contusões;
- anquilose fibrosa;
- hipotrofia muscular;
O que é a eletroterapia?
A eletroterapia estética consiste no uso de aparelhos que utilizam estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina, promovendo o equilíbrio manutenção da pele.
O que é a eletroterapia na estética?
O procedimento nada mais é do que o uso de aparelhos que realizam estímulos elétricos de baixa intensidade para aperfeiçoar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, promovendo a produção de colágeno e elastina, e mantendo o equilíbrio e a manutenção da pele.
Quem pode aplicar TENS?
A utilização do TENS requer pelo Enfermeiro conhecimento, em física, elétrica, dosimetria, além do conhecimento sobre os diversos fatores causais da dor e a ativação de receptores periféricos e demais fatores como, anormalidades neurovegetativas, músculo esqueléticas, imobilidade e comportamentos psíquicos alterados.
Quem pode usar o TENS?
Esse tipo de tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta especializado e consiste na aplicação de impulsos elétricos no local a ser tratado com objetivo de ativar o sistema nervoso para exercer uma ação analgésica, ajudando no combate da dor sem que haja necessidade de tratamento.
Quais os efeitos polares que ocorrem no pólo positivo e negativo na corrente galvânica?
O pólo negativo atrai líquido (hidratante) e o positivo repele os líquidos (drenante). A utilização da corrente elétrica "quebra" as moléculas do princípio ativo do produto transformando-as em íons, os quais possuem massa e tamanho menores que a molécula.
Quais os efeitos fisiológicos da crioterapia?
Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da ...
Como funciona a eletro-terapia?
A eletro-terapia visa, principalmente, a reabilitação do paciente através de uma saúde renovada. Como aberto linhas acima, o uso controlado de pulsos elétricos vai contribuir para a melhora do seu quadro clínico. Nisso, diversas patologias podem ser revisitadas enquanto uma adequação ao tratamento é feita.
Como funciona a eletroterapia e a fisioterapia?
Eletroterapia e fisioterapia se juntam, ainda, para tratar o foco da interferencial, que é ótima, é DOR, não estiramento muscular, com a ajuda da IFC (corrente interferencial), que oferece uma frequência de 4.000 Hz, o que permite uma penetração mais profunda na pele.
Quais são os benefícios da eletroterapia?
Além de todas essas vantagens, a eletroterapia traz uma série de benefícios que auxiliam muito no processo de reabilitação. São eles: Os eletrodos são os responsáveis por transferir a energia elétrica do aparelho para o interior da pele do paciente. Cada corrente elétrica possui um tipo diferente de eletrodo.
Como funciona a eletroterapia no cérebro?
Em geral, a eletroterapia emite impulsos elétricos que interferem na recepção de sinais dolorosos no cérebro. Sem contar no estímulo muscular quando a atividade passa a ser influenciada pelas descargas. Com isso, os tecidos estimulados contribuem diretamente para a formação de endorfina e bloqueia a sensação de dor.