Como funciona a energia do Amapá?

Índice

Como funciona a energia do Amapá?

Como funciona a energia do Amapá?

“O sistema elétrico do Amapá conta, atualmente, com o suprimento a partir de dois transformadores na subestação (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana”, assinala a pasta, também em nota.

Quando a energia vai normalizar no Amapá?

O estado do Amapá completa nesta terça-feira (17), 15 dias do apagão de energia elétrica que atingiu 13 dos 16 municípios do estado. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) mantém o sistema de rodízio com o prazo de 26 de novembro para a normalização da energia.

Qual concessionária de energia no Amapá?

CEA A CEA é uma companhia estadual responsável pela distribuição de energia no território amapaense e tem como acionista majoritário o governo do Amapá.

Porque o apagão no Amapá?

“Houve uma ocorrência na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), de 230 KV, no trecho Jurupari-Laranjal do Jari, na divisa entre Pará e Amapá, o que provocou a interrupção do serviço em todo o estado, com exceção do município de Oiapoque”, relatou por nota a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Quem é responsável pelo fornecimento de energia no Amapá?

CEA - Companhia de Eletricidade do Amapá

Como é feita a produção e distribuição de energia no Amapá?

No caso do Amapá, as fontes principais são usinas hidrelétricas locais, mas elas também estão conectadas à SE Macapá, que faz a redução da tensão de 230 kV para 69 kV, e entrega a energia para a rede de distribuição da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), controlada pelo governo do estado.

Qual a principal fonte de energia do Amapá?

Seja como for, geradores térmicos são uma das fontes que fornecem energia ao Amapá hoje! Em suma, já é possível concluir, de antemão, que a falta de planejamento histórica do setor, leva ao uso de usinas térmicas e geradores a diesel. Mais caros, poluentes e que deixam a conta de luz de todos os brasileiros mais caras.

Quando foi privatizado a energia no Amapá?

Longe de ser uma “fatalidade” esses apagões são consequência do processo de privatização do fornecimento de energia no Amapá, ocorrido em 2008.

De quem é a responsabilidade do apagão do Amapá?

O sistema elétrico de 89% do Amapá entrou em colapso no dia 3 de novembro de 2020, quando aconteceu o primeiro blecaute após um incêndio na principal subestação do estado, a Subestação Macapá, que é responsabilidade da LMTE. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado.

Qual a empresa responsável pelo apagão no Amapá?

A Gemini Energy, empresa estrangeira que atua nos 14 municípios amapaenses atingidos pelo apagão, é alvo de críticas de diferentes lados por conta da falta de equipamentos para solucionar prontamente o problema, surgido a partir de um incêndio que atingiu a subestação de Macapá.

Postagens relacionadas: