O que é a enxertia?

Índice

O que é a enxertia?

O que é a enxertia?

A enxertia é uma associação íntima entre duas partes de diferentes plantas que continuam seu crescimento como um ser único.

Como é realizado a enxertia?

O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).

Como funciona um enxerto de planta?

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade.

Quais são as vantagens e desvantagens da enxertia?

Vantagens da enxertia

  • garantia da manutenção de características determinadas da planta;
  • possibilidade de alteração no porte da planta;
  • aumento de resistência as plantas a determinadas pragas ou doenças;
  • melhora na qualidade do produtos final;
  • desenvolvimento precoce dos frutos;

Qual é a finalidade da enxertia?

Tecnicamente, o enxerto de plantas é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de espécies diferentes, que tem como função básica dar o suporte à planta (chamado de porta-enxerto ou cavalo) ao fornecer água, nutrientes e adaptação da planta às condições do solo e clima ao enxerto (chamado de garfo) para produção ...

Qual é o objetivo da realização da enxertia?

OBJETIVOS DA ENXERTIA A enxertia, como método de controle de patógenos do solo, tem como fim evitar o contato da planta sensível com o agente patógeno. Enxerta-se a cultivar comercial sobre um porta-enxerto resistente, pertencente a outra cultivar, espécie ou gênero da mesma família botânica.

Como é feita a enxertia por Garfagem?

Também denominada garfagem no enxerto, consiste em decepar o porta-enxerto, a certa altura do solo, fazendo com que ele tome forma de uma cunha; o enxerto é cortado e nele é feita uma fenda; fazer a junção das partes e amarrar o fitilho e o saco plástico.

Como se faz o enxerto de borbulha?

A: corte retangular da casca do caule da castanheira, com o auxílio de um canivete, mantendo a base inferior; B: retirada do enxerto contendo a gema (borbulha) da planta matriz de interesse; C: a borbulha é colocada no porta-enxerto e retirada totalmente a casca; D: a borbulha é envolvida por um fitilho (fita plástica ...

Quando é feito o enxerto em plantas?

O enxerto é indicado em situações nas quais o solo não apresenta as condições necessárias para o crescimento de determinada espécie. Enxertando uma planta na outra, esta com resistência às condições locais, teremos uma planta produtiva.

O que é um enxerto de plantas?

Mudas enxertadas são aquelas que passaram pelo processo de enxertia, a qual é uma técnica frequentemente utilizada em mudas frutíferas por diversos motivos. ... Sendo a planta que servirá de base para a nutrição mineral e o sistema radicular denominada de cavalo ou porta-enxerto.

Como é feita a enxertia?

A enxertia pode ser feita por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia e a garfagem, com suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta a um tipo. Tem inúmeras vantagens, como, por exemplo, o consílio de características várias numa só planta.

Quais são as modalidades de enxertia mais usadas?

As modalidades ou métodos de enxertia mais usadas na borbulhia são: (ver também em Anexosilustrações nas figuras 1a, 1b, 1c; fig. 2 e fig. 3a). ♦“T” invertido (muito usual em citros e roseiras)

Como funciona o enxerto de uma planta?

Em um enxerto cada planta conserva suas características e os tecidos não são unidos por completo. Porém, a condução de água e minerais pelo xilema e das substâncias orgânicas originadas pela fotossíntese e transportadas pelo floema acontecem normalmente.

Qual é o enxerto?

O enxerto é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto.

Postagens relacionadas: