O que é uma escola bilíngue para surdos?
Índice
- O que é uma escola bilíngue para surdos?
- Qual é o principal objetivo da luta por uma escola bilíngue?
- Qual a importância da escola bilíngue para surdos?
- O que o professor precisa ter para trabalhar na escola bilíngue para surdos?
- Qual diferença da escola inclusiva da escola bilíngue para o surdo?
- O que caracteriza uma escola bilíngue?
- O que é estudo bilíngue?
- Qual a importância da escola bilíngue?
- Qual a importância da LIBRAS e da educação bilíngue para os surdos Justifique sua resposta?
- Qual a importância da educação bilíngue aos surdos?
- Quais são as dúvidas sobre o sistema bilíngue nas escolas?
- Quando surgiu a primeira escola para crianças surdas?
- Por que a educação bilíngue no Brasil?
O que é uma escola bilíngue para surdos?
1 Por educação bilíngue estamos nos referindo à escola de educação básica para alunos surdos, em que duas línguas são trabalhadas: a Libras e a Língua Portuguesa, sobretudo, na sua modalidade escrita.
Qual é o principal objetivo da luta por uma escola bilíngue?
Crianças que estudam em uma escola bilíngue expandem sua visão de mundo, desenvolvem o seu pensamento cognitivo e antecipam a consciência metalinguística. Além disso, como defendem alguns estudos consagrados da psicologia, alunos que são expostas, desde cedo, à duas línguas, têm vantagem de pensamento sobre os demais.
Qual a importância da escola bilíngue para surdos?
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
O que o professor precisa ter para trabalhar na escola bilíngue para surdos?
No contexto escolar, o professor precisa ter a consciência que o trabalho com esse aluno surdo requer textos de fácil compreensão, experiências vividas por ele no dia a dia, tudo isso apresentado em LIBRAS, já que é a língua natural dos surdos.
Qual diferença da escola inclusiva da escola bilíngue para o surdo?
A inclusão caminha a passos lentos e não satisfaz a todas as necessidades dos sujeitos envolvidos. Neste contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, que atende suas necessidades, mas, que ainda não se efetivou.
O que caracteriza uma escola bilíngue?
É considerada uma escola bilíngue aquela em que todo conteúdo acadêmico e situações sociais acontecem em duas idiomas. Isso quer dizer que os alunos não têm apenas aulas de inglês, de alemão ou de francês, mas de diversas matérias como matemática, geografia e história.
O que é estudo bilíngue?
Afinal, o que é uma escola bilíngue? Em termos práticos, uma instituição desse tipo é aquela que lida com dois idiomas no processo de aprendizado. O mais comum, no Brasil, é encontrar locais que trabalham com o português (que é a língua nativa) e o inglês (considerado um idioma universal).
Qual a importância da escola bilíngue?
A Educação Bilíngue, além de possibilitar o aprendizado de um segundo idioma, imprescindível para conquistar melhores oportunidades de estudo e trabalho, também possibilita o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos.
Qual a importância da LIBRAS e da educação bilíngue para os surdos Justifique sua resposta?
A educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna. ... A língua de sinais propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilita o processo de aprendizagem, serve de apoio para a leitura e compreensão.
Qual a importância da educação bilíngue aos surdos?
Na sociedade de hoje a comunicação não ocorre mais oralmente, somente. Por isso a importância da educação bilíngüe, que visa uma educação para a sociedade juntamente valorizando a cultura e a linguagem dos diferentes educandos. Porém, a escola fornece a educação bilíngue aos surdos?
Quais são as dúvidas sobre o sistema bilíngue nas escolas?
Em entrevista à Educação, Virgínia Garcia, diretora da International School, revela as dúvidas mais frequentes de educadores sobre o sistema bilíngue nas escolas, que centraliza um idioma estrangeiro para todas as disciplinas
Quando surgiu a primeira escola para crianças surdas?
Somente em 1712-1789 é que surgiu, na França, a primeira escola para crianças surdas, onde foi utilizada a língua de sinais como objetivo de dar acesso à educação. Porém, o reconhecimento dos surdos como cidadãos não ocorreu de forma rápida.
Por que a educação bilíngue no Brasil?
Em geral, a educação bilíngue no Brasil está ligada à educação dos povos indígenas e à aquisição de línguas de prestígio internacional (principalmente o inglês), conforme abordamos no nosso artigo sobre o surgimento do bilinguismo no Brasil.