Como funciona a Execução contra a Fazenda Pública?
Índice
- Como funciona a Execução contra a Fazenda Pública?
- O que significa execução contra o Estado?
- Qual o procedimento para execução fiscal?
- Quais os títulos executivos cabíveis na execução contra a Fazenda Pública?
- Qual o procedimento dos embargos à execução?
- O que quer dizer cumprimento da sentença contra a Fazenda Pública?
- Qual a finalidade da execução contra a Fazenda Pública?
- Quem faz parte da Fazenda Pública?
- Qual o precatório para execução contra a Fazenda Pública?
- Quais as prerrogativas da Fazenda Pública?
Como funciona a Execução contra a Fazenda Pública?
Estando em termos, o juiz mandará citar a Fazenda Pública para opor embargos à execução. ... Diferentemente da execução por quantia certa, a fazenda pública não será intimada a pagar mas sim a apresentar sua defesa típica.
O que significa execução contra o Estado?
A execução é atividade jurisdicional voltada para a satisfação de direito já reconhecido, seja por construção que culmina em decisão judicial, seja por atribuição legal de certeza, liquidez e exigibilidade a uma obrigação.
Qual o procedimento para execução fiscal?
Etapas da execução fiscal
- Petição inicial: em via de regra, após 90 dias do prazo de cobrança, a execução será indicada a partir da Certidão de Dívida Ativa. ...
- Comunicação e penhora: após a petição, uma comunicação vai informar que há um processo contra o devedor.
Quais os títulos executivos cabíveis na execução contra a Fazenda Pública?
Desta forma, a execução contra a Fazenda Pública pode se embasar tanto em título executivo judicial, quanto em título executivo extrajudicial.
Qual o procedimento dos embargos à execução?
Em regra, o juiz julgará de imediato os embargos à execução. Porém, se houver necessidade de instrução do feito com prova diversa das já apontadas nos autos, o juiz deverá designar audiência, com posterior prolação de sentença. Vale a anotação de que da sentença dos embargos caberá apelação (art. 1009).
O que quer dizer cumprimento da sentença contra a Fazenda Pública?
Cumprimento de sentença é a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial. É o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 513 e 538 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).
Qual a finalidade da execução contra a Fazenda Pública?
Destarte, a execução contra a Fazenda Pública não tem a finalidade de efetivar uma execução forçada frente ao Estado, mas sim de solicitar ao Judiciário que requisite o pagamento da obrigação à Fazenda, respeitada a ordem cronológica dos precatórios. Por este motivo, Theodoro Júnior (2016), salienta que há tão somente uma execução imprópria, ...
Quem faz parte da Fazenda Pública?
Fazem parte da Fazenda Pública os integrantes da Administração Pública direta e indireta, com exceção das sociedades de economia mista e as empresas públicas, pois fazem parte do regime jurídico das pessoas jurídicas de direito privado.
Qual o precatório para execução contra a Fazenda Pública?
(Novelino, 2014). Após a finalização do processo de execução contra a Fazenda Pública, conforme citado anteriormente, não haverá penhora, leilão ou qualquer forma de expropriação do bem público, já que esse goza de regime especial. Neste caso, o juiz singular determinará a expedição do precatório ao Presidente do Tribunal respectivo.
Quais as prerrogativas da Fazenda Pública?
Qtd. Nesta 18ª edição, a obra trata das prerrogativas da Fazenda Pública e das normas que regulam os processos judiciais que a envolvem, como a intimação pessoal, os prazos, os honorários, as despesas, as multas, a intervenção anômala e a denunciação da lide contra o agente público.