Quem fiscaliza alimentação escolar?

Índice

Quem fiscaliza alimentação escolar?

Quem fiscaliza alimentação escolar?

Cabe ao FNDE e ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) fiscalizar a execução do programa, sem prejuízo da atuação dos demais órgãos de controle interno e externo, ou seja, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público.

Quem pode fiscalizar o PDDE?

A fiscalização da aplicação dos recursos financeiros relativos à execução do PDDE é de competência do FNDE e dos órgãos de controle externo e interno do Poder Executivo da União.

Qual o papel do Conselho de Alimentação Escolar?

Os CAEs têm como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional ...

Como fiscalizar o PDDE?

Qualquer pessoa poderá verificar a situação de prestações de contas das entidades beneficiárias dos recursos do PDDE e de suas ações agregadas. Para isso, basta acessar o site do órgão no endereço www.fnde.gov.br e clicar no banner “Prestação de contas – acesso público”.

Como fiscalizar a merenda escolar?

A fiscalização do recurso federal destinado à merenda cabe aos Conselhos de Alimentação Escolar nos estados, Distrito Federal e municípios, e aos demais órgãos de controle interno e externo: FNDE, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual e Federal, além da Controladoria Geral da União (CGU).

Quem é o responsável pela merenda escolar?

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), popularmente conhecido como merenda escolar, é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, ...

O que é PDDE e qual seu objetivo?

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

Como fiscalizar a educação?

Cabe aos vereadores, pois, fiscalizar a aplicação dos recursos, a ali- mentação e o transporte escolar; a formação de docentes, as con- dições de ingresso, a progressão e o piso salarial das carreiras; a qualidade da educação oferecida e o direito de acesso universal à escola, entre outras atividades.

Qual é a característica do CAE Conselho de Alimentação Escolar?

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado instituído pelos estados, Distrito Federal e municípios, em suas respectivas jurisdições administrativas. O CAE possui caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento.

Quando foi criado o Conselho de Alimentação Escolar?

em 1994 Os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) foram criados em 1994 por meio da Lei nº.

Como é permitida a utilização dos recursos financeiros federais do PNAE?

1.3 É permitida a utilização dos recursos financeiros federais do PNAE na montagem de kits/cestas básicas para distribuição às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família ou outro programa social local?

Qual o passo a passo para uso do PNAE?

A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios para garantir a execução do Programa. Passo a passo para uso do recurso para implantação do PNAE: 1º passo Levantamento dos produtos disponíveis para compra Quem faz isso?

Quais são os princípios do PNAE?

São princípios do PNAE: 1. O direito humano à alimentação adequada, visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos; 2. A universalidade do atendimento da alimentação escolar gratuita, a qual consiste na atenção aos alunos matriculados na rede pública de educação básica; 3.

Como é fiscalizado o Programa Alimentação Escolar?

O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Postagens relacionadas: