Qual o efeito do gelo na fisioterapia?

Índice

Qual o efeito do gelo na fisioterapia?

Qual o efeito do gelo na fisioterapia?

Estudos recentes concluem que o principal efeito do gelo é a redução da dor no local da lesão. Porém também atrasa o processo inflamatório e a própria regeneração dos tecidos, (Mirkin, G. 2016).

O que o gelo faz na inflamação?

O gelo é um anti-inflamatório e analgésico natural, tornando-o indicado para diminuir o fluxo sanguíneo local, reduzir o inchaço e amenizar inflamações imediatamente após um trauma, pancada, dor de dente, tendinite, torções e esporte de impacto. O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada.

O que o gelo faz no músculo?

Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor). QUANDO USAR O GELO: Utilizado para lesões agudas e pós-provas ou exercícios.

O que é crioterapia na fisioterapia?

A crioterapia é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de frio no local e que tem como objetivo tratar inflamações e dores no corpo, diminuindo sintomas como inchaço e vermelhidão, já que promove a vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo local, diminui a permeabilidade das células e o edema.

Quando se deve usar o gelo?

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Para que serve compressa de água gelada?

As compressas frias diminuem o fluxo sanguíneo do local em que é aplicada, ajuda a desinchar, e possui efeito analgésico que se inicia após 5 minutos de uso, podendo ser usada até 48 horas após injeção, em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas.

Qual a melhor compressa para inflamação?

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

O que é bom para queimadura de gelo?

Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele. Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas. Veja alguns exemplos de pomadas para queimadura.

Quanto tempo bolsa de gelo?

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

Qual o principal objetivo da crioterapia?

O principal objetivo da utilização da crioterapia é o de minimizar seqüelas adversas que estão relacionadas ao processo de lesão (dor, edema, hemorragia, espasmo muscular) e, principalmente, reduzir a área de lesão secundária1-3.

Qual o tempo de contato do gelo com o corpo?

Seja qual for a técnica escolhida, o uso de gelo deve ser interrompido em caso de desconforto intenso ou perda da sensibilidade, o tempo de contato do gelo com o corpo nunca deverá ser superior a 20 minutos, para não queimar a pele.

Como Usar gelo no tratamento de lesão ortopédica?

"Eu utilizo e recomendo gelo tanto na fase aguda quanto nas fases crônicas no tratamento de lesões ortopédicas, ainda que sua utilização seja controversa", diz o fisioterapeuta Maurício Garcia.

Qual o intervalo de aplicação de gelo?

Desta forma o Dr. Gabe Mirkin, investigador e médico de medicina desportiva, refere que a aplicação de gelo deverá acontecer num período de 10 minutos com um intervalo de 20 minutos e novamente aplicar 10 minutos, podendo-se repetir o ciclo 2 vezes seguidas.

Como a fisioterapia poderá ajudar na recuperação?

Descubra ainda como a fisioterapia poderá ajudar. A aplicação de gelo ou de calor numa lesão deve obedecer a vários critérios, mas antes deveremos perceber de uma forma geral quais os mecanismos envolvidos numa ou noutra ação e como a fisioterapia poderá ajudar na recuperação.

Postagens relacionadas: