Qual é a origem da festa junina?

Índice

Qual é a origem da festa junina?

Qual é a origem da festa junina?

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

Como é comemorada a festa junina na nossa região?

Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. ... Sudeste: no Sudeste não pode faltar milho verde, pamonha, quentão, pipoca, quadrilha e música sertaneja.

Porque tem uma fogueira na festa junina?

Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.

Quais são as brincadeiras da festa junina?

Vamos lá!

  • Pescaria. Não existe Festa Junina sem pescaria, vamos combinar! ...
  • Acerte a lata. Outra brincadeira tradicional dos arraiás por aí. ...
  • Caixa Secreta. ...
  • Pula fogueira. ...
  • Tiro ao alvo. ...
  • Agarre o porquinho. ...
  • Boca do palhaço. ...
  • Bingo.

Quais regiões do Brasil a festa junina e mais comemorada?

Região Nordeste Festa junina na Região Nordeste Sem dúvida, essa é a maior festa da região e também a mais abrangente, chegando a mais cidades e com costumes espalhados por seus estados. Assim como aconteceu pelo resto do país, a festa junina na Região Nordeste deu origem a algumas tradições locais.

Como é comemorada a festa junina na região Centro-oeste?

No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas adotam algumas misturas das tradições dos países da fronteira, especialmente o Paraguai. Além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante.

O que é fogueira junina?

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

Quando começa a festa junina?

Com início no dia 12 de junho, dia de Nossa Senhora Aparecida e véspera do dia de Santo Antônio, a festa junina é uma celebração que só tem fim no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Entre essas datas, estão os dias de São João, 23 e 24 de junho. Assim, esses são os santos populares que se destacam no mês de junho.

Quais as comidas típicas da festa junina?

Comidas típicas da Festa Junina. Fonte: Portal 6 Dentre as comidas tradicionais estão a pipoca, a paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau. Além disso, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca também entram no cardápio.

Qual a origem das festas juninas no Brasil?

Muitas pessoas pensam que as famosas quadrilhas das festas juninas originaram-se no Brasil, mas, na verdade, a dança tem origem francesa. No país, a comemoração leva o nome de fête de la Saint-Jean, que significa “festa de São João”.

Quem trouxe a festa junina para o Brasil?

Os colonizadores portugueses foram o povo que trouxe a festa junina para o Brasil. Isso ocorreu no século XVI, sendo essa uma herança cultural da nossa colonização. Em terras lusitanas, por conta da população ser muito católica, o hábito de comemorar as festas dedicadas aos santos já era comum durante o mês de junho.

Postagens relacionadas: