Como funciona a fototerapia na icterícia neonatal?
Índice
- Como funciona a fototerapia na icterícia neonatal?
- Como é feito o tratamento de fototerapia?
- Quantos dias de fototerapia em Recém-nascido tem que fazer?
- Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
- Quais os cuidados de enfermagem com RN em fototerapia?
- Quanto tempo de fototerapia para Ictericia?
- Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
- Quais cuidados devo tomar com o aparelho de fototerapia?
- Como é feito o banho de luz em Recém-nascido?
- Quando iniciar a fototerapia?
- Como a fototerapia pode ser utilizada?
- Como foi construído o primeiro aparelho de fototerapia?
- Qual a importância da Fototerapia em recém-nascidos?
- Por que a fototerapia pode causar câncer?
Como funciona a fototerapia na icterícia neonatal?
O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.
Como é feito o tratamento de fototerapia?
A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.
Quantos dias de fototerapia em Recém-nascido tem que fazer?
Quanto ao início da fototerapia, pode-se introduzi-la entre 12 e 24 horas de vida, independentemente do nível de bilirrubinemia, sendo denominada de forma profilática, precoce ou agressiva.
Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.
Quais os cuidados de enfermagem com RN em fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Quanto tempo de fototerapia para Ictericia?
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.
Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.
Quais cuidados devo tomar com o aparelho de fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Como é feito o banho de luz em Recém-nascido?
Banho de luz – Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.
Quando iniciar a fototerapia?
Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.
Como a fototerapia pode ser utilizada?
A fototerapia também pode ser utilizada pelos fisioterapeutas para promover o rejuvenescimento e o combate à pequenas manchas de pele que podem ser causadas pelo sol. Nas sessões são utilizadas um tipo de luz especial, a Luz Emitida por Diodo (LED) que estimula ou inibe a atividade celular.
Como foi construído o primeiro aparelho de fototerapia?
Os primeiros estudos foram realizados pelo Dr. Cremer, que investigou a possibilidade do efeito da luz no metabolismo da bilirrubina. Em 1958, foi construído, artesanalmente, o primeiro aparelho de fototerapia, que era composto de oito lâmpadas fluorescentes azuis, montadas em uma calha de alumínio côncava e refletora.
Qual a importância da Fototerapia em recém-nascidos?
Apesar da icterícia ser comum em recém-nascidos, conforme a literatura, 20% desenvolvem e utilizam a fototerapia. Por isso, é essencial que o enfermeiro tenha cuidados e desenvolva competências e habilidades que permitam obter cuidados integrais holísticos. Palavras-chave: Enfermeiro; Fototerapia; Icterícia; Recém-nascidos. Abstract
Por que a fototerapia pode causar câncer?
A fototerapia é especialmente indicada para bebês que nascem com a cor muito amarelada porque evita que o excesso de bilirrubina se acumule no cérebro podendo causar graves alterações. Fototerapia pode causar câncer?