Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
Índice
- Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
- Quando o pai tem direito a guarda alternada?
- É possível guarda alternada no Brasil?
- Como entrar com pedido de guarda alternada?
- Quais são as guardas alternadas?
- Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
- Será que a guarda alternada pode ser benéfica para os filhos?
- Como funciona a guarda compartilhada?
Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
Na guarda alternada, o filho possui duas residências, permanecendo uma semana com cada um dos pais. “Neste tipo de guarda, no período em que o filho fica com a mãe, ela é a única responsável por ele. ... Já na guarda compartilhada, a criança passa períodos de tempo com a mãe e depois com o pai.
Quando o pai tem direito a guarda alternada?
Atualmente, existem três opções de guarda: – Guarda alternada: o filho mora com os dois pais, alternando entre as duas casas. ... – Guarda unilateral: o filho mora com um dos pais, e o outro tem direito apenas a visitas, não compartilhando das decisões sobre a vida da criança.
É possível guarda alternada no Brasil?
Saiba o porquê não é aceita pelos tribunais brasileiros. Guarda Alternada é aquela em que os filhos do casal moram, alternadamente, durante determinado período de tempo com o pai e outro com a mãe. ... Por isso mesmo tal espécie de guarda não tem sido aceita pelos tribunais brasileiros.
Como entrar com pedido de guarda alternada?
Resposta: Independente do tipo de guarda, esse pedido pode ser revisado a qualquer momento. Basta que você comprove o benefício de um novo modelo de guarda para a criança, além de comprovar que o presente tipo (no caso da pergunta a guarda unilateral) está sendo prejudicial ao seu filho.
Quais são as guardas alternadas?
Em outras palavras, na guarda alternada tem-se sucessivas guardas unilaterais ou exclusivas, exercidas pelo genitor que estiver com a custódia física naquele período.
Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
Em suma, o locus da convivência dos pais com os filhos, ou o fato de as crianças disporem de um ou de dois quartos de dormida, independe do tipo de guarda, enquanto que a fixação de duas residências não transforma a guarda compartilhada em guarda alternada.
Será que a guarda alternada pode ser benéfica para os filhos?
Em sentido contrário, há quem entenda que a guarda alternada pode ser benéfica para os filhos. De acordo com Evandro Luiz SILVA2, com a aplicação da guarda alternada “não haveria perda do referencial de lar, mas sim a criação de vínculos com dois lares, coisa perfeitamente possível”.
Como funciona a guarda compartilhada?
Na guarda compartilhada ocorre uma divisão igualitária de tempo e responsabilidade, já a guarda alternada garante que aquele que está em posse da criança tem totalmente autonomia para tomar decisões sobre a sua vida, sem consultar, obrigatoriamente o outro genitor. Aqui a divisão não é quantidade de dias com a criança, mas sim a tomada de decisões.