O que é a fotometria de chama?
Índice
- O que é a fotometria de chama?
- Qual o objetivo da fotometria de chama?
- Como é feito fotometria de chama?
- Onde pode ser utilizado um fotômetro de chama?
- O que é espectroscopia de emissão de chama?
- Como funciona o espectrofotômetro de emissão de chama?
- O que é fotometria bioquímica?
- Quais possíveis exames nas análises clínicas podemos utilizar a espectrofotometria?
- Qual a relação da medida por fotometria de chama com a espectroscopia?
- O que é o espectro de emissão?
O que é a fotometria de chama?
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas.
Qual o objetivo da fotometria de chama?
O fotometro de chama é um equipamento para analisar a devida dosagem de alguns reagentes específicos contidos em amostras, o Sódio (Na) e Potássio (K), e ainda, pode abranger o de Cálcio (Ca) e Lítio (Li).
Como é feito fotometria de chama?
A Fotometria de chama é o método analítico baseado em espectroscopia atômica mais simples, capaz de realizar uma análise quantitativa de um dado analito. Consiste em uma fonte aonde é introduzida à solução contendo cátions metálicos que são excitados e ao retornarem a estados menos energéticos liberam energia.
Onde pode ser utilizado um fotômetro de chama?
Fotômetro de Chama, com aplicações no controle de qualidade em indústrias de fertilizantes, mineradoras, análises de solo, análises clínicas e pesquisas. Equipamento apto para a determinação e simultânea do Sódio (Na), do Potássio (K) e Lítio (Li).
O que é espectroscopia de emissão de chama?
Técnica analítica que se baseia na emissão de radiação eletromagnética das regiões visível e ultravioleta do espectro eletromagnético por átomos neutros ou átomos ionizados excitados.
Como funciona o espectrofotômetro de emissão de chama?
A espectrometria de emissão atômica ou óptica é a técnica baseada na energia emitida pelos átomos (na região do UV-VIS) quando excitados por fontes de energia à altas temperaturas (até 8000 K) (eletrodos, plasma, laser, chama, etc). O plasma consiste de um fluxo de argônio num alto campo elétrico externo (1kW. cm-3).
O que é fotometria bioquímica?
Universidade Estadual de Maringá Bioquímica experimental Fundamentos de fotometria O estudo da fotometria tem por objetivo identificar compostos desconhecidos através de espectros ultravioleta, visível ou infravermelho. Também se identifica concentração de compostos medindo sua absorção de luz em comprimentos de onda.
Quais possíveis exames nas análises clínicas podemos utilizar a espectrofotometria?
Uso e aplicação da espectrofotometria Dentre as diversas aplicações o espectrofotômetro é usado para medir determinados ingredientes em uma droga, medir o crescimento bacteriano, ou diagnosticar um paciente com base na quantidade de ácido úrico presente em sua urina.
Qual a relação da medida por fotometria de chama com a espectroscopia?
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra conten- do cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quan- tidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excita- das.
O que é o espectro de emissão?
Técnica analítica que se baseia na emissão de radiação eletromagnética das regiões visível e ultravioleta do espectro eletromagnético por átomos neutros ou átomos ionizados excitados.