Como ocorre a interação fármaco-receptor?
Índice
- Como ocorre a interação fármaco-receptor?
- Como ocorre a interação agonista receptor?
- Como a interação molecular de um fármaco com o seu?
- O que é fármaco-receptor?
- Quais os tipos de ligação ocorrem entre fármaco e receptor?
- Como se diferenciam os tipos de forças de interação que ocorrem entre o fármaco é seu receptor?
- Quais são os 4 tipos de receptores?
- O que é receptor ativo e inativo?
- Quais são os tipos de interação molecular?
- Qual a importância das interações moleculares para o sistema biológico?
- Qual a ligação de um fármaco a um receptor?
- Qual a capacidade do fármaco em afetar um receptor?
- Qual o tempo de vida do fármaco-receptor?
- Quais são as ligações inespecíficas de fármacos?
Como ocorre a interação fármaco-receptor?
A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas.
Como ocorre a interação agonista receptor?
Agonistas ativam receptores que produzem a resposta desejada. Os agonistas convencionais aumentam a proporção de receptores ativados. Os agonistas inversos estabilizam o receptor na sua conformação inativa e agem de forma semelhante aos antagonistas competitivos.
Como a interação molecular de um fármaco com o seu?
As interações de um fármaco com o seu sítio de ação no sistema biológico ocorrem durante a chamada fase farmacodinâmica e são determinadas por forças intermoleculares: interações hidrofóbicas, polares, eletrostáticas e estéricas.
O que é fármaco-receptor?
Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica.
Quais os tipos de ligação ocorrem entre fármaco e receptor?
A ligação fármaco-receptor se faz por ligação iônica, pontes de hidrogênio, forças de Van der Waals ou interações hidrofóbicas. A administração simultânea de duas drogas pode fazer com que o efeito de uma delas seja quantitativamente alterado.
Como se diferenciam os tipos de forças de interação que ocorrem entre o fármaco é seu receptor?
A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).
Quais são os 4 tipos de receptores?
Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
- Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
- Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
- Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
- Tipo 4 – Receptores nucleares.
O que é receptor ativo e inativo?
Muitos receptores de fármacos podem ser categorizados den- tro de dois estados de conformação, que estão em equilíbrio reversível entre si. Esses dois estados são denominados estado ativo e estado inativo.
Quais são os tipos de interação molecular?
São também bastante chamadas de Forças Intermoleculares. Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).
Qual a importância das interações moleculares para o sistema biológico?
As interações intermoleculares estão intimamente relacionadas com as propriedades termodinâmicas de líquidos, sólidos e gases. Logo, o entendimento de tais forças intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular.
Qual a ligação de um fármaco a um receptor?
A ligação de um fármaco a um receptor pode inibir a ação do receptor, ou estimular o receptor produzindo as respostas fisiológicas que são características da ação do fármaco.
Qual a capacidade do fármaco em afetar um receptor?
A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).
Qual o tempo de vida do fármaco-receptor?
O efeito farmacológico também é determinado pelo período de tempo em que o complexo fármaco-receptor persiste (tempo de residência). O tempo de vida do complexo fármaco-receptor é alterado por processos dinâmicos (mudanças de conformação) que controlam a velocidade de associação e dissociação do fármaco de seu alvo.
Quais são as ligações inespecíficas de fármacos?
Também existem ligações inespecíficas de fármacos, isto é, em alvos moleculares não designados como receptores (p. ex., proteínas plasmáticas). A ligação de fármacos a esses locais inespecíficos, como a ligação a proteínas séricas, impede que o fármaco se ligue ao receptor e, assim, inativa o fármaco.