O que é e como funciona uma factoring?

Índice

O que é e como funciona uma factoring?

O que é e como funciona uma factoring?

Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring.

O que é uma operação de factoring?

Factoring (fomento mercantil ou comercial) é uma atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo.

Qual a taxa de juros de uma factoring?

Ou seja, a taxa de ágio cobrada para antecipar seus recebíveis gira em torno de 4,5% do valor a receber e, inclusive, o limite de juros de factoring estão limitados em 12% ao ano conforme termos da Lei de Usura; o que difere de uma instituição financeira que lhe empresta dinheiro mediante cobrança de taxa de juros ...

Como funciona uma empresa de Factory?

Como Funciona - A empresa vende seu bem, crédito ou serviço à prazo, gerando um crédito (exemplo: Duplicata Mercantil), no valor correspondente; - A empresa negocia este crédito com a Factoring; ... - Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Factoring, encerrando a operação.

Qual a finalidade da factoring?

O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. A finalidade fundamental da empresa de Factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar, promover o desenvolvimento e o progresso, ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar seus problemas diários.

Quais são os tipos de factoring?

Quais são os tipos de factoring que existem?

  • Factoring Convencional. ...
  • Factoring Exportação. ...
  • Factoring Matéria-prima. ...
  • Factoring Maturity. ...
  • Factoring Trustee. ...
  • Factoring com Recursos. ...
  • Factoring sem Recursos.

Qual a margem de lucro de uma factoring?

Boa lucratividade O deságio pode chegar a 5% (ao mês) do valor do crédito, o que oferece uma boa margem de lucro nesse tipo de operação.

Quais os impostos de uma factoring?

Veja quais são os impostos incidentes na operação de factoring

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) Um dos impostos que devem ser pagos por empresas de factoring é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. ...
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro) ...
  • PIS E COFINS. ...
  • IOF e ISS.

O que precisa para abrir uma empresa de factoring?

Para se cadastrar na entidade, a factoring deve estar aberta e formalizada. São necessárias as cópias do balancete, contrato social registrado na Junta Comercial, cartão CNPJ e do comprovante do cadastramento no COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Qual a origem do contrato de factoring e sua finalidade?

A origem da faturização ou factoring remonta à mais longínqua antiguidade quando, na Grécia e em Roma, comerciantes incumbiam a agentes (factor), disseminados por lugares diversos, a guarda e a venda de mercadorias de sua propriedade.

Postagens relacionadas: