Qual a jornada de trabalho de um motorista?

Índice

Qual a jornada de trabalho de um motorista?

Qual a jornada de trabalho de um motorista?

A parte mais importante é em relação à jornada de trabalho desse profissional. Assim como para grande parte das profissões no Brasil, a legislação diz que o motorista deverá trabalhar até 08 horas por dia. O máximo possível de horas extras permitidas é de 02 horas por dia.

O que diz a Lei do motorista?

A lei do motorista, Lei 13.103 de 2 Março de 2015 é uma lei que dispõe sobre o exercício da profissão do motorista para disciplinar a sua jornada de trabalho e o tempo de direção. Ela trata de direitos e deveres do motorista e das empresas que os empregam.

Como funciona o tempo de espera do motorista?

durante o tempo de espera (remunerado como tal), o motorista deverá movimentar o veículo, porém, tal tempo não será considerado como jornada, e sim como parte de gozo do seu intervalo, embora garantido o gozo do intervalo mínimo de 8h entre uma jornada e outra de trabalho.”

Qual é a carga horária de um caminhoneiro?

Vamos passar, juntos, pelos principais pontos relativos à jornada de trabalho do caminhoneiro? Com relação aos aspectos básicos da jornada de trabalho diária, a lei é bastante clara: a jornada deve ser de 8 horas diárias (44 horas semanais), podendo ser estendida por mais 2 horas/dia.

Quantas horas por dia pode dirigir um motorista de caminhão?

A lei diz que ela deve ser de 08 horas por dia, segundo o que diz respeito à jornada de trabalho do motorista. Além disso, o máximo possível de horas extras é de 02 horas por dia. Ressalva apenas se houver convenção coletiva ou acordo com o profissional, em que o número pode subir para 04 horas por dia.

O que diz a Lei 13.103 2015?

A jornada de trabalho dos motoristas: o que determina a Lei nº 13.103/2015. Conforme determina a Lei nº 13.103/2015, o tempo de duração da jornada diária do motorista deve ser de 8 horas; e da jornada semanal, de 44 horas.

O que é considerado motorista profissional?

Motoristas profissionais são aqueles que trabalham com transporte remunerado de bens ou pessoas. E, ainda, têm a observação EAR inscrita na CNH.

Quanto tempo um motorista pode esperar para descarregar?

Contagem começa na chegada do motorista ao local O tempo máximo de espera é de 5 horas. Ultrapassado esse período, ele terá de ser compensado, lembrando que a contagem de horas inicia no momento da chegada do motorista ao local, tanto para carregar como para descarregar a carga transportada.

O que é hora de espera?

§ 8º São considerados tempo de espera as horas em que o motorista profissional empregado ficar aguardando carga ou descarga do veículo nas dependências do embarcador ou do destinatário e o período gasto com a fiscalização da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegárias, não sendo computados como ...

Quando foi criada a lei do motorista?

Em 2015, foi criada a Lei 13.103, conhecida como lei do motorista. Ela trouxe inovações nos direitos e nas relações de trabalho desses profissionais e vem sendo atualizada constantemente.

Quais são os principais benefícios da Lei do motorista?

Um dos grandes benefícios dessa legislação é contribuir para a maior segurança nas estradas — um dos grandes desafios da logística. Isso porque, ao regular o tempo de direção e a jornada de trabalho desses motoristas, o transporte se tornou mais seguro e controlado. Quais os principais pontos abordados pela Lei do Motorista?

Quais as alterações que regem a lei do motorista?

Os quatro principais aspectos alterados que regem a lei são a jornada de trabalho e descanso, realização de exames toxicológicos, seguro, taxas de pedágio e multas. Conheça essas alterações! A lei do motorista (artigo 6º) determina que sua jornada de trabalho não ultrapasse 8 horas diárias.

Quais são os direitos do motorista?

Ao longo do texto, vamos trazer os principais pontos que abrangem a rotina e os direitos do motorista profissional no Brasil. Abordaremos a jornada de trabalho do motorista, a lei do descanso, a lei dos caminhoneiros e tudo o que há de novo e importante em termos legais. Se você exerce trabalho como motorista, fique ligado.

Postagens relacionadas: