Como funciona a gratificação?

Índice

Como funciona a gratificação?

Como funciona a gratificação?

De acordo com a CLT, o trabalhador pode receber gorjetas, que são valores extras somados ao salário. Essa gorjeta pode ser chamada de gratificação ou bonificação e não é obrigatória. Muitas vezes, essa recompensa é motivada pelo tempo em que o funcionário está na empresa ou até mesmo pela qualidade de um serviço.

Qual o percentual de gratificação de função?

Em contrapartida, o salário, compreendendo a gratificação de função, deve ser igual ou superior ao salário básico acrescido de 40% do seu valor. Se o percentual for menor, aplicam-se as normas gerais sobre duração do trabalho.

Como calcular a gratificação de função?

Sua remuneração, normalmente, é composta pelo salário base (nominal) acrescido de 40% a título de gratificação pelo exercício do cargo ao qual ocupa ou foi designado. Essa bonificação deve estar discriminada na carteira de trabalho do colaborador, como 'anotação' no documento.

Quem deve receber gratificação de função?

4. Gratificação de Função. Conforme o artigo 62, parágrafo único, da CLT, o empregado que possui cargo de confiança terá um salário, no mínimo, 40% acima do salário pago aos empregados que lhe são imediatamente subordinados.

Como calcular a gratificação de cargo de confiança?

A diferença básica do Cargo de Confiança em relação ao empregado comum é exatamente o valor de seus rendimentos que deverão respeitar a regra: Salário-base + 40% do valor desse salário-base como gratificação.

Como calcular férias com gratificação de função?

Desta forma, em se tratando de uma gratificação fixa, que no momento da concessão das férias o empregado ainda esteja recebendo, não há que se falar em média, devendo seu valor ser acrescido integralmente na remuneração das férias. Base Legal – Art. 142 da CLT.

Quais gratificações integram o salário?

§1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017). Sendo assim, a CLT propõe o que é gratificação salarial a partir do conceito de gorjeta.

Quem tem direito à gratificação de função?

Assim, àqueles que sofrerem com a supressão da gratificação de função têm direito à percepção da gratificação no mesmo valor a que fariam jus quando permaneciam no exercício da função comissionada.

Qual é a gratificação?

A gratificação é uma remuneração paga como agradecimento ou reconhecimento por um trabalho realizado ou uma meta atingida e que tenha superado as expectativas do empregador.

Qual a diferença entre o salário e a gratificação de função?

Isto é, para a gerente do DP, a soma do seu salário mais a gratificação de função é inferior a soma do salário acrescido dos 40%. Nesse caso, o acréscimo deverá ser feito. Ao ocupante de um cargo de confiança é suprimida a necessidade de registro do ponto diário da jornada de trabalho.

Quais são as gratificações legais?

“gratificações legais” = diferentemente das gratificações ajustadas, as gratificações legais são aquelas disciplinadas na própria lei celetista, tais como adicionais, gratificação de função decorrente de promoção e outros;

Postagens relacionadas: