Como funciona o método socrático?

Índice

Como funciona o método socrático?

Como funciona o método socrático?

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão.

Como acontece a maiêutica?

Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.

O que é ironia e maiêutica socrática?

A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.

O que é verdade de Sócrates?

A concepção de verdade que encontramos em Sócrates diz que nascemos com ela dentro de nós, mas que precisamos externizar ela, para isso, deve-se fazer o uso da dialética. ... Segundo Sócrates a ideia de que o reconhecimento da ignorância é o princípio da sabedoria.

Qual é o método socrático?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Como fazer um diálogo socrático?

O diálogo socrático é uma técnica que se origina a partir da prática do filósofo grego Sócrates. Ele se dá por meio da realização de perguntas que visam elucidar as idéias e respostas proferidas pelo indivíduo questionado.

O que é Maiêutica * 2 pontos?

2. Maiêutica. A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.

Quais as causas que levaram à condenação de Sócrates?

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.

Quem é o principal discípulo de Sócrates?

O principal discípulo de Sócrates, Platão (c. 428-347 a.C.), em sua célebre Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna ), conta a história de um prisioneiro que nasceu acorrentado no fundo de uma caverna como muitos outros. Inconformado com sua condição, esse prisioneiro consegue se libertar, sai da caverna e contempla o mundo exterior.

Qual foi o escândalo de Sócrates?

Porém, um escândalo proporcionou a inquisição de Sócrates: o escândalo do lógos. Este perdeu seu vínculo com as coisas (sua consubstancialidade) e era ensinado como uma ferramenta que visa apenas a convencer o seu adversário (tese oposta).

Qual é o papel da filosofia socrática?

Através dessa metáfora, Platão narra a trajetória de Sócrates na Grécia antiga e o que ele compreende como sendo o papel da filosofia. Para ele, o questionamento proposto pela filosofia socrática é a atitude que faz o indivíduo perceber-se prisioneiro a um mundo de aparências e preso a seus preconceitos e opiniões.

Como funciona a dialética socrática?

Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).

Postagens relacionadas: