O que é a intercambialidade de medicamentos?
Índice
- O que é a intercambialidade de medicamentos?
- Como interpretar a lista de intercambialidade?
- Quais os medicamentos podem ser intercambiáveis?
- Quem pode fazer a intercambialidade de medicamentos?
- Qual a relação entre medicamentos genéricos e a intercambialidade?
- O que significa a palavra intercambialidade?
- Como é feita a intercambialidade entre os medicamentos de referência genéricos e similares?
- Qual a RDC da intercambialidade?
- Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?
- Quais podem ser intercambiáveis?
O que é a intercambialidade de medicamentos?
A intercambialidade de medicamentos corresponde à substituição de produtos com a mesma qualidade, eficácia e segurança para o sucesso no tratamento. Atualmente, os medicamentos são classificados de acordo com a tipologia em: referência, similar e genérico.
Como interpretar a lista de intercambialidade?
O processo de intercambialidade é regulamentado pelas RDC Anvisa nº 16/2007 e 58/2014....Resumindo
- Pode ser dispensado um medicamento de referência;
- Pode ser dispensado um medicamento genérico;
- Pode ser dispensado um medicamento similar, desde que ele conste na lista de medicamentos similares intercambiáveis.
Quais os medicamentos podem ser intercambiáveis?
Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.
Quem pode fazer a intercambialidade de medicamentos?
Assim como já acontece com os genéricos, os farmacêuticos de todo o País podem fazer a intercambialidade dos medicamentos de referência pelos chamados similares equivalentes.
Qual a relação entre medicamentos genéricos e a intercambialidade?
Os medicamentos genéricos comprovaram a sua equivalência terapêutica e, portanto, intercambialidade com seus respectivos medicamentos de referência por meio de estudos de bioequivalência.
O que significa a palavra intercambialidade?
Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.
Como é feita a intercambialidade entre os medicamentos de referência genéricos e similares?
Se houver mais de um Genérico por Referência, todos serão intercambiáveis entre si, não sendo necessária a comprovação da equivalência terapêutica entre Genéricos de um mesmo Referência. O medicamento similar que comprovou a equivalência terapêutica com um Referência será intercambiável com ele também.
Qual a RDC da intercambialidade?
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre as medidas a serem adotadas junto à Anvisa pelos titulares de registro de medicamentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência.
Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?
8. O medicamento similar é intercambiável com o medicamento genérico? Não. A resolução de intercambialidade não estabelece a troca entre medicamento similar e o genérico, ou tampouco entre genérico e similar, pois não foi feito teste de bioequivalência (BQV)1 entre eles.
Quais podem ser intercambiáveis?
Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comprovada eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção ou equivalência farmacêutica com o seu originador.