Como funciona a medicina tradicional chinesa?
Índice
- Como funciona a medicina tradicional chinesa?
- Quais as características da medicina chinesa antiga?
- O que estuda a medicina chinesa?
- O que significa acupuntura na medicina?
- Quais os 4 pilares da medicina chinesa?
- Quais as terapias da medicina chinesa?
- Quais são as teorias fundamentais da medicina tradicional chinesa?
- Qual a origem da MTC?
- O que se estuda em acupuntura?
- Como se formar em medicina chinesa?
- Qual é a medicina tradicional chinesa?
- Quais são os métodos de diagnóstico da medicina chinesa?
- Como a medicina chinesa adota uma abordagem diferente?
- Como a medicina tradicional chinesa enxerga uma doença?
Como funciona a medicina tradicional chinesa?
A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
Quais as características da medicina chinesa antiga?
A prática da Medicina Tradicional Chinesa vem de uma visão única do mundo e do corpo humano, que é diferente de conceitos da medicina ocidental. Esta visão é baseada na percepção chinesa dos seres humanos como um microcosmo maior, em torno de um universo interligado com a natureza e sujeito às suas forças.
O que estuda a medicina chinesa?
A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
O que significa acupuntura na medicina?
Originária da China, a Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.
Quais os 4 pilares da medicina chinesa?
Convém salientar que essa racionalidade médica (Luz, 2012) desenvolveu um sistema terapêutico fundamentado em cinco pilares: (1) terapia medicamentosa com substâncias vegetais, animais e minerais; (2) acupuntura e moxabustão; (3) dietética; (4) massagens; (5) práticas de autocuidado com treinamentos de energia (qigong) ...
Quais as terapias da medicina chinesa?
Na medicina chinesa, o terapeuta é apenas um guia, já que a participação do paciente deve ser ativa. Dentre as técnicas usadas para manter a harmonia energética, estão a alimentação, o Qi gong, a massagem tuiná, a fitoterapia/plantas medicinais, a acupuntura, a moxibustão, a auriculoterapia e a terapia com ventosas.
Quais são as teorias fundamentais da medicina tradicional chinesa?
A Teoria dos Cinco Elementos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água - tem sua primeira citação em torno de meio milênio antes de Cristo. A MTC é rica em associações e metáforas com a natureza e com a civilização chinesa.
Qual a origem da MTC?
A medicina tradicional chinesa teve a sua origem na China há muitos milênios e se baseia na teoria de que a doença é a consequência de um desequilíbrio da força vital (qi, pronunciada tchi) pelo corpo.
O que se estuda em acupuntura?
Sobre o curso de CIÊNCIAS DA ACUPUNTURA É uma técnica milenar que utiliza agulhas e outros instrumentos para liberar substancias químicas do organismo humano. Com efeito de mínimo dores funciona como analgésico e anti-inflamatório, sendo utilizada na cura, controle e prevenção de doenças.
Como se formar em medicina chinesa?
O Curso Técnico em Massoterapia inclui em sua grade curricular: MTC, Síndromes Simples e Complexas, Reflexologia, Auriculoterapia, Shiatsu, entre outras disciplinas em curso de 1200 horas/aulas teóricas e práticas, além de 120 horas/aula de estágio obrigatório.
Qual é a medicina tradicional chinesa?
A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética no corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética por todo o corpo.
Quais são os métodos de diagnóstico da medicina chinesa?
Na Medicina Chinesa são usados métodos de diagnóstico próprios, que consistem na observação, palpação, olfação, auscultação e interrogação. Este método de diagnóstico inclui a palpação do pulso, do abdómen, de pontos de acupunctura, de diferentes áreas do corpo e a palpação dos meridianos.
Como a medicina chinesa adota uma abordagem diferente?
Comparada à medicina ocidental, a medicina chinesa adota uma abordagem bastante diferente, desde suas teorias básicas aos métodos de diagnóstico e tratamento.
Como a medicina tradicional chinesa enxerga uma doença?
Assim, a medicina tradicional chinesa não enxerga uma doença sob a mesma ótica da medicina convencional. Enquanto a última se preocupa em tratar e aliviar os sintomas gerados por uma doença, a MTC investiga, a partir de um sintoma, as verdadeiras causas desse desequilíbrio, analisando o corpo como um todo.