Como é feita a diálise peritoneal?

Índice

Como é feita a diálise peritoneal?

Como é feita a diálise peritoneal?

Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível). O cateter é permanente e indolor, implantado por meio de uma pequena cirurgia no abdômen. A solução de diálise é infundida e permanece por um determinado tempo na cavidade peritoneal, e depois drenada.

Como é feita a diálise?

A diálise é realizada por meio da filtração do sangue que é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para a punção da fístula arteriovenosa (FAV).

Em quais ambientes pode ser realizada a diálise peritoneal?

Diálise peritoneal intermitente (DPI): neste caso, a solução de diálise, que é aquecida à temperatura corporal, pode ser infundida manualmente ou por cicladora, devendo ser realizada em ambiente hospitalar, demorando entre 24 a 48 horas, devendo ser trocada dentro de 1 a 2 horas, com frequência de 2 vezes por semana.

Qual é o mecanismo de filtração realizado na diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é realizada através do abdômen, utilizando o peritônio – a membrana que recobre a parede e os órgãos abdominais – como filtro. Para ser possível realizar o tratamento é necessário que o paciente seja submetido a inserção de um cateter no abdômen, através da pele, normalmente sob anestesia local.

Quais são os tipos de diálise peritoneal?

Há dois tipos de Diálise Peritonial: a Ambulatorial Contínua e a Automática. Também chamada de CAPD ou DPAC, é o tipo mais comum de Diálise Peritoneal. É uma boa opção para pacientes idosos, crianças ou aqueles para os quais a hemodiálise não se mostrou conveniente ou possível. O tratamento não precisa de máquina.

Qual a diferença de hemodiálise e diálise peritoneal?

Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.

Qual a diferença entre os processos de diálise e hemodiálise?

Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.

O que é diálise e como funciona?

A diálise é um tratamento que permite a substituição de algumas das funções mais importantes dos nossos rins, nomeadamente a regulação do volume extra-celular (através da retirada de líquido com a ultrafiltração) e a eliminação de elementos que se acumulam na insuficiência renal como, por exemplo, o potássio e a ureia ...

Para qual perfil de paciente é indicada a diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é boa para pessoas pequenas, com até 80kg. Além disso, existe um exame para determinar se o paciente é um bom transportador ou seja, se ele consegue fazer as trocas no peritônio de uma maneira eficaz.

Para que serve a diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é uma técnica de substituição da função renal alternativa à hemodiálise. Geralmente, é utilizada no estádio 5D da insuficiência renal crónica, isto é na fase mais avançada dessa insuficiência.

Como funciona a diálise peritoneal?

A diálise peritoneal realiza-se dentro do próprio organismo, utilizando a membrana peritoneal como filtro. Esta membrana reveste a cavidade peritoneal (abdominal), envolvendo órgãos como o estômago, os intestinos e a própria parede interna do abdómen.

Qual é o cateter de diálise peritoneal?

O cateter de diálise peritoneal é um tubo de plástico macio e flexível, com cerca de 0,5cm de diâmetro, que é colocado na cavidade abdominal através de uma pequena cirurgia. A pele e os tecidos localizados abaixo dela cicatrizam em redor do tubo e o cateter é mantido no corpo enquanto for necessária a DP.

Quais são as contraindicações para a diálise peritoneal?

Existem poucas contra-indicações absolutas para a técnica como, por exemplo, hérnias abdominais não corrigíveis, bridas resultantes de cirurgias abominais ou rins poliquísticos de grandes dimensões. Em pediatria a diálise peritoneal é uma técnica preferencial.

Como funciona a hemodiálise?

Atualmente, há opções seguras de tratamento, como: Hemodiálise: Bombeia o sangue através de uma máquina e um dialisador, para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito em média três vezes por semana, em uma clínica ou hospital especializados.

Postagens relacionadas: