Em quais casos é admitida a produção antecipada de provas?

Índice

Em quais casos é admitida a produção antecipada de provas?

Em quais casos é admitida a produção antecipada de provas?

381. A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que: I - haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação; ... III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.

O que é produção antecipada de provas?

No Código de Processo Civil de 1973, a produção antecipada de provas tinha como objetivo antecipar determinados meios de provas diante da impossibilidade de a parte aguardar o momento oportuno para sua produção, que normalmente se dá na audiência de instrução e julgamento.

Como pode ser feita a produção antecipada de prova?

A produção de prova antecipada pode ser requerida de forma independente, preliminar ao processo possivelmente vinculado, ou mesmo de forma incidental, no bojo de um processo em trâmite.

Qual é a natureza jurídica da produção antecipada de provas?

Natureza jurídica A produção antecipada de provas é ação (veicula um pedido de tutela jurisdicional) geradora de processo próprio. Não se trata de simples "jurisdição voluntária". Insere-se no contexto de um conflito, ainda que não tenha por escopo diretamente o resolver.

Pode haver contestação à produção antecipada de provas por quê?

O processo de antecipação da prova deve admitir, nessa perspectiva, a apresentação de argumentos de defesa relacionados à privacidade ou ao sigilo das informações, à violação do dever de honra ou mesmo à subsistência de "outros motivos graves que, segundo o prudente arbítrio do juiz, justifiquem" a impossibilidade de ...

É admitida a exibição de documentos como objeto de produção antecipada de prova nos termos do art 381 do CPC?

Enunciado 129: É admitida a exibição de documentos como objeto de produção antecipada de prova, nos termos do art. 381 do CPC. ... 396 e seguintes, do CPC, variando se o pedido é feito em face da própria parte ou em face de terceiro.

Pode haver contestação à produção antecipada de provas?

Tal disposição, inserta no art. 382, § 4º, do diploma processual, prescreve que no processo voltado à antecipação da prova "não se admitirá defesa ou recurso, salvo contra decisão que indeferir totalmente a produção da prova pleiteada pelo requerente originário".

O que significa produção de provas?

Quem alega tem que provar. Conforme o artigo 369 do Código de Processo Civil - CPC, as partes podem utilizar todos os meios legais e morais, ainda que não previstos em lei, para provar suas alegações no processo.

É possível produção de prova em grau recursal?

No recurso em questão, a produção de prova poderá ser realizada quando objetivar demonstrar, por exemplo, a presença dos requisitos de admissibilidade do recurso, quando necessária ao próprio mérito recursal ou então, quanto aos fatos supervenientes.

Qual o procedimento da ação de exibição de documentos?

O juiz pode ordenar que a parte exiba documento ou coisa, que se ache em seu poder. Poderá ocorrer, também, a exibição como procedimento preparatório, como está previsto no artigo 844 do CPC: ... III - da escrituração comercial por inteiro, balanços e documentos de arquivo, nos casos expressos em lei.

Qual a previsão legal para a produção antecipada de prova?

Previsão legal A produção antecipada de prova no processo penal está prevista nos artigos 156, I; 366 do Código de Processo Penal e Súmula 455 do STJ. Diz o artigo 156, I do CPP que:

Quais são as provas produzidas antecipadamente?

Já as provas produzidas antecipadamente são todas aquelas consideradas urgentes e relevantes, observada a necessidade, adequação, e proporcionalidade, que necessitam de sua realização em momento anterior. 4. Possibilidade de aplicação da produção antecipada de prova

Qual a finalidade da antecipação da prova?

O inciso III do art. 381 do CPC/15 admite a antecipação da prova como forma de a parte obter prévio conhecimento dos fatos. Também não se cogita de urgência ou da controvérsia existente no âmbito do direito material. O objetivo é obter um lastro probatório mínimo.

Qual o direito à produção de provas?

O direito à prova também está inserido como parte do devido processo legal e da ampla defesa. O direito à produção de provas, como já salientado, corresponde minimamente à garantia constitucional assegurada e não se limita à produção em juízo. Também merece destaque a produção de prova extrajudicial.

Postagens relacionadas: