Como é feita a esterilização por radiação ionizante?
Índice
- Como é feita a esterilização por radiação ionizante?
- Quais são as radiações ionizantes?
- O que se define por radiação ionizante?
- O que é radiação ionizante dê exemplos?
- Como é feita a esterilização de materiais cirúrgicos?
- Quais são os tipos de fontes de radiação?
- Quais as radiações não ionizantes?
- Como se proteger da radiação ionizante?
- Quais são os três tipos principais de radiação ionizante?
- Qual a origem da radiação ionizante?
- Como usar a radiação ionizante na medicina?
- Como detectar a radiação ionizante?
- Por que a radiação ionizante interage com moléculas?
Como é feita a esterilização por radiação ionizante?
A radiação ionizante é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. Certos átomos possuem a propriedade de emitirem ondas ou partículas de acordo com a instabilidade de seus núcleos, esta propriedade é chamada de radioatividade.
Quais são as radiações ionizantes?
A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
O que se define por radiação ionizante?
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização".
O que é radiação ionizante dê exemplos?
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos: Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração. Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Como é feita a esterilização de materiais cirúrgicos?
Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno. Essa técnica, que inclusive é a utilizada pela OXETIL FGF, tem uma grande vantagem.
Quais são os tipos de fontes de radiação?
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.
Quais as radiações não ionizantes?
“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.
Como se proteger da radiação ionizante?
Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás. Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).
Quais são os três tipos principais de radiação ionizante?
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.
Qual a origem da radiação ionizante?
A radiação ionizante de origem natural é encontrada nos raios cósmicos, vindos de todas as direções do espaço, e também nos radionuclídeos, presentes na Terra, no ar e na água.
Como usar a radiação ionizante na medicina?
As radiações são consideradas ionizantes quando possuem a capacidade de ionizar, ou seja, quando possuem a capacidade de interagir com átomos neutros por onde ela se propaga. O uso de Radiação Ionizante é comum em hospitais, consultórios odontológicos, e atém em fábricas de alimentos. O uso de raios x na medicina proporciona que seja possível ...
Como detectar a radiação ionizante?
A radiação ionizante é invisível e não é diretamente percebida pelos sentidos humanos. Por esse motivo, são necessários instrumentos para detectar radiação, como contadores Geiger. No entanto, pode causar a emissão de luz visível imediatamente após a interação com a matéria, como na radiação e radioluminescência de Cherenkov.
Por que a radiação ionizante interage com moléculas?
A radiação ionizante que interage com as moléculas pode levar a: Formação de radicais livres altamente reativa. Esses radicais livres, que possuem um elétron não emparelhado, podem reagir quimicamente com os elementos vizinhos, subtraindo um elétron deles, mesmo após a radiação original ter parado.