Quanto tempo dura uma prótese protocolo?

Índice

Quanto tempo dura uma prótese protocolo?

Quanto tempo dura uma prótese protocolo?

Quando o paciente é disciplinado e segue corretamente as recomendações de higienização e visitas ao dentista, a prótese protocolo pode apresentar uma duração bem maior do que as demais alternativas. A duração média é de 5 a 10 anos, no entanto, existem relatos de próteses sobre implantes com duração de mais de 20 anos.

O que é a prótese protocolo?

A prótese protocolo é uma solução moderna e segura que atua na reabilitação oral de pacientes que já perderam todos os dentes. Ela funciona como uma prótese fixa, composta, geralmente, por 12 dentes presos em uma única estrutura, que são parafusados sobre 4 a 6 implantes.

Quem pode usar prótese protocolo?

Qualquer um pode fazer o tratamento com prótese protocolo, sem limite de idade. Mas para isso, é preciso dispor de boa saúde geral e local, estando com os exames de sangue em dia e também dispor de condições ósseas favoráveis à instalação dos implantes dentários.

Quanto tempo dura uma prótese dentária fixa?

Desde que sejam adotados bons hábitos, uma boa higiene e os devidos cuidados na hora de praticar esportes — principalmente no caso de atletas —, a prótese fixa pode durar uma vida inteira, principalmente as próteses de metal e porcelana.

Qual a diferença entre prótese protocolo e overdenture?

A prótese overdenture tem entre as principais diferenças da prótese protocolo a possibilidade para ser removida pelo próprio paciente, o que pode ser importante para facilitar a higiene em indivíduos com problemas motores (idosos, Mal de Parkinson).

Qual o material da prótese protocolo?

São 3 as combinações de materiais disponíveis para a confecção da prótese tipo protocolo: resina acrílica sobre estrutura em metal, porcelana (cerâmica odontológica) sobre estrutura em metal ou, na técnica mais moderna e estética, porcelana sobre estrutura em zircônia.

Qual a durabilidade de um protocolo?

Durabilidade e estética. Próteses protocolo construídas em acrílica exitem trocas que, dependendo da qualidade das resinas utilizadas e força de mastigação, são necessárias a cada 4 anos.

Como é feita a colocação da prótese?

Então, após o processo de colocação dos implantes na boca do paciente, a instalação da prótese é iniciada. Assim como, se for necessária, a aplicação da gengiva artificial. Para colocação da prótese protocolo por implante costumam ser necessárias três etapas: a cirúrgica, a reabertura e confecção da prótese.

Quais são as próteses removíveis?

No caso em que o paciente perdeu todos os dentes, as opções mais utilizadas são as próteses removíveis, a prótese overdenture e a prótese protocolo. A prótese removível, também conhecida como dentadura, pode ser removida pelo paciente sempre que necessário, inclusive para a higienização.

Quando o paciente perde os dentes e troca a prótese?

Quando o paciente perde todos os dentes e opta por uma prótese removível, o osso responsável pela sustentação dentária para de receber estímulo, o que resulta em um processo de reabsorção óssea. Assim, o osso fica mais fino a cada ano, aumentando o sofrimento do paciente sempre que é necessário trocar a prótese.

Qual a estabilidade da prótese móvel?

Por ser fixa em um maior número de implantes, a prótese protocolo apresenta maior estabilidade e eficiência na mastigação do que as outras soluções. Enquanto a prótese móvel restabelece cerca de 20% da capacidade mastigatória, o protocolo fixo oferece cerca de 85%.

Postagens relacionadas: