O que é a suspensão condicional da pena?
Índice
- O que é a suspensão condicional da pena?
- O que quer dizer suspensão condicional?
- Quais as características da suspensão condicional da pena simples?
- Quando pedir a suspensão condicional da pena?
- Quais as espécies da suspensão condicional da pena?
- Quais os crimes que cabe suspensão condicional do processo?
- É possível duas suspensão condicional do processo?
- Qual a vantagem da suspensão condicional do processo?
- Quais são os requisitos subjetivos da suspensão condicional da pena?
- Quais as condições legais do sursis simples?
- Qual as condições para a suspensão condicional do processo?
- Por que a norma institui a suspensão condicional do processo?
- Como suspende-se o processo?
- Qual o parâmetro mínimo da pena?
O que é a suspensão condicional da pena?
Entende-se por Suspensão Condicional da Pena (SURSIS) o benefício concedido ao sentenciado, no qual, mediante o cumprimento de algumas condições, tem-se a execução de sua pena suspensa pelo período de 02 (dois) a 04 (quatro) anos.
O que quer dizer suspensão condicional?
A suspensão condicional do processo, também conhecida como sursis processual, é uma medida presente no Direito Penal, que tem como objetivo anular um processo criminal que tenha menor potencial ofensivo, com pena de até um ano.
Quais as características da suspensão condicional da pena simples?
Resumo: Conhecida como SURSIS Penal, a suspensão condicional da pena consiste na suspensão da execução da pena por um período determinado, desde que o sujeito se disponha a cumprir determinados requisitos. Se o condenado cumprir as condições impostas pelo período de tempo pré-determinado restará extinta a pena.
Quando pedir a suspensão condicional da pena?
77 do Código Penal:
- Pena privativa de liberdade igual ou inferior a 02 (dois) anos;
- Que o condenado não seja reincidente em crime doloso;
- Circunstâncias judiciais que autorizem a concessão do benefício (ou seja, culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do agente não podem ser valoradas negativamente);
Quais as espécies da suspensão condicional da pena?
São dois os sistemas de sursis mais conhecidos no mundo: probation system (sistema angloamericano): o juiz reconhece a culpabilidade do réu, mas não profere sentença condenatória, suspendendo o processo; franco-belga (ou belga-francês, ou europeu continental): o juiz não só reconhece a culpabilidade como condena o réu.
Quais os crimes que cabe suspensão condicional do processo?
Será proposta a suspensão condicional do processo quando a pena mínima for igual ou inferior a um ano e o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, não seja reicindente em crime doloso, a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os ...
É possível duas suspensão condicional do processo?
Diferença entre a suspensão condicional do processo e a suspensão condicional da pena. ... A suspensão condicional da pena surge no art. 77 do código penal e seu caput preconiza que: A execução da pena privativa de liberdade, não superior a 2 (dois) anos, poderá ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos.”
Qual a vantagem da suspensão condicional do processo?
A vantagem do sursis processual é a suspensão do processo pelo períodp de 4 anos e após esse lapso temporal o juiz deverá decretar a extinção do processo, não gerando reincidência.
Quais são os requisitos subjetivos da suspensão condicional da pena?
Os requisitos subjetivos da suspensão condicional da pena estão previstos no art. 77, I e II do CP. Em primeiro lugar, é necessário que o condenado não seja reincidente em crime doloso. Só há reincidência nos casos em que o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que condenar o agente.
Quais as condições legais do sursis simples?
Assim, são pressupostos para a concessão do sursis simples: a) pena imposta não superior a 2 anos e b) período de prova de 2 a 4 anos. O réu ainda deve se submeter, no primeiro ano do período de prova, à prestação de serviços à comunidade ou à limitação de fim de semana.
Qual as condições para a suspensão condicional do processo?
Condições para a suspensão condicional do processo. Não basta estar elegível ao benefício e aguardar o decurso do tempo para ter por extinta a punibilidade do agente. É necessário que este se submeta ao cumprimento de algumas condições firmadas e assumidas em compromisso com o juízo.
Por que a norma institui a suspensão condicional do processo?
Vale frisar que a norma que institui a possibilidade da suspensão condicional do processo faz um link adicional com o art. 77 do Código Penal, ou seja, tais requisitos que a princípio fazem parte de outro instituto (veremos adiante como diferenciá-los) são necessários, também, como autorizadores do benefício.
Como suspende-se o processo?
Nesse sistema, suspende-se o processo, não havendo sentença condenatória, ou seja, preenchidos os requisitos pelo réu, o juiz o declara responsável pela prática do fato, suspendendo o curso da ação penal e marcando o período de prova, tendo que realizar sob fiscalização do poder judiciário.
Qual o parâmetro mínimo da pena?
A princípio, falaremos dos requisitos intrínsecos ao próprio art. 89, que institui a possibilidade de suspensão. Neste ponto, o que se observa é o parâmetro mínimo da pena, ou seja, pouco importa se o crime está ou não submetido ao procedimento dos Juizados Especiais. Assim, pensando em um exemplo prático, vejamos o crime de falsidade ideológica: