O que é uma rede GPON?

Índice

O que é uma rede GPON?

O que é uma rede GPON?

A rede GPON é uma rede óptica passiva (Passive Optical Network – PON). Ela permite a adesão de uma rede ponto multiponto, garantindo a possibilidade de uma geração de rede Fiber to the Home (FTTH, ou “Fibra para casa”) e Fiber to the Building (FTTB, ou “Fibra para o prédio”).

Como funciona uma rede epon?

As redes Epon e Gpon se caracterizam por enviar, durante o downstream, os pacotes dados ao mesmo tempo para as ONTs/ONUs. No caso do upstream, as duas redes atuam com a multiplexação por divisão de tempo (TDM). Na Epon, cada ONT/ONU tem intervalos diferentes de tempo para a transmissão de quadros Ethernet para a OLT.

Qual é a principal característica de uma rede GPON?

As redes GPON possuem largura de banda assimétrica, de 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream. ... Seu alcance físico se mantém igual ao GEPON (20 km) e seu nível de splittagem é o dobro, ou seja, 128 ONTs por porta PON.

Qual a topologia da sala GPON?

As tecnologias GPON e EPON são redes PON, mas apresentam algumas diferenças entre si. A EPON é uma rede simétrica, que no downstream e upstream a velocidade é de 1.25 Gbps. A tecnologia GPON é uma rede assimétrica, onde a taxa de dados de downstream é 2.5 Gbps e de upstream o alcance é 1.25 Gbps.

Para que serve um GPON?

A tecnologia GPON oferece eficiência do protocolo, o que quer dizer que a tecnologia transmite dados realmente úteis para o dispositivo. Na comunicação de rede há uma transmissão de dados – empacotados em bytes –, que transitam desde a sua origem até o destino.

Qual a diferença entre GPON e FTTH?

Com o FTTH, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s. ... GPON (Giga Passive Optical Networks), uma rede óptica passiva com capacidade Gigabit.

O que é OLT epon?

A tecnologia OLT EPON é uma rede de fibra óptica para quem está procurando, além de qualidade, um ótimo custo-benefício. A OLT Epon tem capacidade de transmissão de dados de 1.25 Gigabits, tanto para download, quanto para upload, que pode ser distribuída em até 64 portas.

O que é GPON Claro?

O GPON é um padrão de rede de fibra óptica para a implementação de conexões de banda larga. É um dos mais usados atualmente e entrega uma velocidade de download de mais de 1 Gb/s, além de ser mais barato no que tange à infraestrutura.

O que é CDOE e CDOI?

Caixa de distribuição óptica interna utilizada para derivação de cabos ópticos em ambiente interno tipicamente de edifícios (FTTA). Com capacidade de 12 fibras por caixa em uma bandeja articulada, pode ser utilizado em redes ópticas prediais (FTTA/ MDU), trabalha com fusão.

O que é aparelho ONU?

Optical Network Terminal (ONT) e Optical Network Unit (ONU) são aparelhos ativos ópticos utilizados para receber o sinal da rede transmitidos pelas OLTs, sendo responsáveis por levar esse sinal até o cliente final.

Como usar a tecnologia GPON?

A tecnologia GPON deve ser sua escolha para expansão de redes ou quando vários serviços agregados precisam funcionar. Considere, também, o número de usuários da rede, as perdas, a potência e a sensibilidade dos ativos. Com essas questões em mente, é possível usar a GPON em várias situações.

Qual a diferença entre a GPON e outras redes passivas?

Um dos principais fatores que diferem a tecnologia GPON de outras redes passivas é sua capacidade de tráfego assimétrico, com 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream. Outras características dessa solução são:

Qual a eficiência da tecnologia GPON?

A tecnologia GPON oferece eficiência do protocolo, o que quer dizer que a tecnologia transmite dados realmente úteis para o dispositivo. Na comunicação de rede há uma transmissão de dados – empacotados em bytes –, que transitam desde a sua origem até o destino. Entretanto, para a comunicação acontecer, é preciso sincronismo em todo o protocolo.

Como é possível migrar para a GPON?

Um ponto positivo é que mesmo se os ISPs optarem em um primeiro momento pela tecnologia EPON, é possível migrar aos poucos para uma rede mais completa como a GPON, conforme a evolução dos serviços e da oferta.

Postagens relacionadas: