Como funciona o sistema de suspensão multilink?

Índice

Como funciona o sistema de suspensão multilink?

Como funciona o sistema de suspensão multilink?

A suspensão multibraço ou multilink é um tipo de suspensão automotiva que caracteriza-se pela utilização de três ou mais "braços" que ligam o chassi do veículo ao seu eixo. ... Este tipo de suspensão é utilizada quando há tração integral, com subchassi no lugar do eixo de torção (que não pode transmitir tração).

O que é a suspensão multilink?

Como o nome diz, trata-se de um sistema em que as rodas traseiras são apoiadas em vários apoios, que as ligam à estrutura do veículo e/ou conjunto do subframe ou subchassi. Alguns carros apresentam este conjunto de suportes para os braços de suspensão.

Para que serve a suspensão multilink?

“Essa configuração permite que o posicionamento das rodas durante o trabalho da suspensão seja mais bem controlado, mantendo o contato do pneu com o asfalto da forma mais adequada”, detalha Francisco Barbieri, engenheiro da Comissão Técnica de Dinâmica Veicular da SAE Brasil.

Qual a melhor suspensão traseira?

Mais barato, dependente de menos espaço sob o carro e considerado mais robusto, o eixo de torção é a solução mais comum no eixo traseiro de carros pequenos e hoje também nos médios. ... Por isso, não é impossível que um carro com eixo de torção tenha suspensão tão competente quanto a de outro com conjunto independente.

Quais carros tem suspensão multilink?

Os JAC J3, J5 e J6, o Hyundai Tucson e o Renault Duster 4×4, por exemplo, fazem uso desses sistemas. VEJA TAMBÉM: Fiat Toro 2022: preço, consumo, revisão, motor, versões, fotos.

Como funciona suspensão traseira?

A suspensão traseira é bem diferente da dianteira. Geralmente composta por apenas uma unidade, ela fica encaixada no quadro e na balança da roda traseira, não diretamente na roda, como ocorre na frente.

Qual a vantagem de suspensão independente?

A suspensão independente em cada eixo minimiza a comunicação de uma roda com a outra de cada eixo, posto que cada uma absorve sozinha a maior parte dos solavancos, reduzindo a oscilação da carroceria e aprimorando o controle direcional e handling.

Qual o tipo de suspensão traseira dos veículos populares atualmente?

Feixe de Molas Entre os tipos de suspensão, este é presente na maioria dos veículos de carga. O feixe de molas é responsável por suportar grandes massas, poupando o veículo de prejuízo de comportamento dinâmico ou distensão do conjunto. Também é conhecido como a famosa “traseira arriada”.

Quais são os tipos de suspensão traseira?

Há portanto, seis principais tipos de suspensão:

  • Eixo rígido ou Barra de Torção. Este sistema é sempre utilizado no eixo traseiro. ...
  • Suspensão Independente. ...
  • Suspensão MacPherson. ...
  • Triângulo duplo. ...
  • Multilink.

Quais carros tem suspensão McPherson?

A McPherson é a mais simples de todas e dá bons resultados, sendo aplicada desde o carro mais popular aos mais sofisticados, caso do Porsche 911 e de alguns BMW na dianteira.

Quais são os sistemas de suspensão multilink?

Mas, existem casos em que um feixe de molas de elastômero, aço ou polímero apoiam as duas rodas, eliminando as molas helicoidais. Fiat Mille e Volvo XC60 usam sistemas parecidos. A suspensão multilink possui desgaste de buchas maior que no eixo de torção.

Qual a diferença entre a multilink e a Multibraços?

Já a multilink ou multibraços é mais comum em carros com suspensão independente e utiliza vários braços de comprimentos desiguais, que permitem melhor adaptação da roda ao piso. Seu projeto é complexo e, sem o uso de programas de computador, provavelmente não teria sido desenvolvida, já que funciona em três planos ortogonais.

Como funciona a suspensão de um automóvel?

As carruagens mais luxuosas tinham a carroçaria suspensa sobre os eixos para poderem flutuar (literalmente…) sobre as irregularidades do piso. Hoje a suspensão de um automóvel é, na verdade, parte do chassi.

Postagens relacionadas: