Porque uma pessoa precisa ficar com sonda para alimentar?
Índice
- Porque uma pessoa precisa ficar com sonda para alimentar?
- Como se coloca uma sonda para se alimentar?
- Quem usa sonda Pode beber água?
- Como é feita a alimentação por gastrostomia?
- Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?
- Como preparar os alimentos para a sonda?
- Quais são os problemas com sondas alimentares?
- Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
- Por que uma sonda pode ser infectada?
Porque uma pessoa precisa ficar com sonda para alimentar?
A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite.
Como se coloca uma sonda para se alimentar?
A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.
Quem usa sonda Pode beber água?
Além da alimentação é muito importante lembrar de oferecer 4 a 6 copos de água por dia através da sonda, ou sempre que a pessoa estiver com sede.
Como é feita a alimentação por gastrostomia?
A gastrostomia, também conhecida como gastrostomia endoscópica percutânea ou PEG, consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada.
Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?
Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia.
Como preparar os alimentos para a sonda?
Como preparar os alimentos para usar na sonda. A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.
Quais são os problemas com sondas alimentares?
Alguns problemas são comuns em pacientes com sondas alimentares, tais como entupimentos (por remédios ou alimentos) ou deslocamento da sonda no nariz (após espirros, tosses, ânsias ou até mesmo diante de movimentação noturna).
Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
Exemplo de cardápio de alimentação por sonda 1 Café da manhã - Mingau de fuba líquido. 2 Colação - Vitamina de morango. 3 Almoço - Sopa de cenoura, batata, abóbora e carne de peru. Suco de laranja. 4 Lanche - Vitamina de abacate. 5 Jantar - Sopa de couve-flor frango moído e massa. Suco de acerola. 6 Ceia - Iogurte líquido. More ...
Por que uma sonda pode ser infectada?
Como resultado, a membrana que reveste o espaço pode tornar-se infectada, uma infecção grave chamada peritonite. Fórmulas grossas ou pílulas podem bloquear uma sonda. Às vezes, os médicos podem dissolver o bloqueio, adicionando certas enzimas ou substâncias formuladas para desintegrar os alimentos. As sondas, muitas vezes, saem acidentalmente.