Qual é o prazo da prisão temporária?
Índice
- Qual é o prazo da prisão temporária?
- Qual a diferença entre prisão preventiva e prisão temporária?
- Quais os requisitos para a prisão temporária?
- Como funciona uma prisão temporária?
- Qual o prazo máximo de prisão temporária no Brasil?
- Quantas vezes a prisão temporária pode ser prorrogada?
- Quais são os motivos que autorizam a prisão preventiva e a prisão temporária?
- Quais as principais diferenças entre a prisão preventiva e a prisão temporária em relação as suas hipóteses de incidência e prazos?
- Quem pode decretar a prisão temporária?
- Quais crimes cabe prisão temporária?
- Qual a solução para a prisão temporária?
- Quais são os motivos da decretação da prisão temporária?
- Qual a pena de prisão temporária?
- Qual a diferença entre a prisão preventiva e a prisão temporária?
Qual é o prazo da prisão temporária?
Art. 2° A prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
Qual a diferença entre prisão preventiva e prisão temporária?
É regulamentada pela Lei 7.960/89. Com prazo de duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, ela ocorre durante a fase de investigação do inquérito policial. Ela é utilizada para que a polícia ou o Ministério Público colete provas para, depois, pedir a prisão preventiva do suspeito em questão.
Quais os requisitos para a prisão temporária?
Quais são os requisitos para a decretação da prisão temporária?
- Ser imprescindível para a investigação criminal;
- Não ter o acusado residência fixa ou;
- Não oferecer o acusado elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;
Como funciona uma prisão temporária?
Como o próprio nome já diz é quando um juiz determina a detenção de uma pessoa de forma cautelar que pode durar 5 dias, prorrogáveis por mais cinco dias. Em alguns casos extremos, a prisão temporária pode ser solicitada para que o suspeito fique 30 dias detido, principalmente em casos de crimes hediondos.
Qual o prazo máximo de prisão temporária no Brasil?
O tempo máximo de prisão é de 5 dias para os crimes comuns, ou de 30 dias, para os hediondos, podendo ser prorrogada por igual período, em ambos os casos, desde que comprovada necessidade. Após o término do prazo, a não liberação imediata implicará prática de crime de abuso de autoridade.
Quantas vezes a prisão temporária pode ser prorrogada?
O prazo para prisão temporária, em regra, é de 5 (cinco) dias, podendo ser prorrogado pelo juiz por mais 5 (cinco), demonstrada extrema e comprovada necessidade.
Quais são os motivos que autorizam a prisão preventiva e a prisão temporária?
312 descreve, em rol taxativo, quais motivos podem causar a decretação da preventiva: a) garantia da ordem pública: busca impedir que o agente continue a delinquir, pondo em risco a segurança da sociedade; b) conveniência da instrução criminal: visa impedir que o agente perturbe ou impeça a produção de provas (ex.: ...
Quais as principais diferenças entre a prisão preventiva e a prisão temporária em relação as suas hipóteses de incidência e prazos?
A prisão temporária é regulamentada pela Lei 7.960/89. Com prazo de duração de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, ela ocorre durante a fase de investigação do inquérito policial. ... A prisão preventiva, por sua vez, consta no terceiro capítulo do Código de Processo Penal.
Quem pode decretar a prisão temporária?
A prisão temporária, como a preventiva, não pode ser decretada de ofício pelo juiz. De acordo com o que estabelece o art. 2º da Lei nº 7.960/89, a prisão temporária será decretada pelo juiz após representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público.
Quais crimes cabe prisão temporária?
a) homicídio doloso, b) sequestro ou cárcere privado, c) roubo, d) extorsão, e) extorsão mediante sequestro, f) estupro, g) atentado violento ao pudor, h) rapto violento, i) epidemia com resultado de morte, j) envenenamento de água potável ou substância alimentícia ou medicinal qualificado pela morte, l) quadrilha ou ...
Qual a solução para a prisão temporária?
Por outro lado, se exigirmos a presença de apenas um dos incisos, a prisão temporária fica banalizada. A solução encontrada pela doutrina e pela jurisprudência adota duas combinações possíveis para autorizar a prisão preventiva. Nessa linha, devem ser combinados os incisos I e III ou os incisos II e III.
Quais são os motivos da decretação da prisão temporária?
Mas a lei permite que membros do Ministério Público também requeiram a prisão temporária. Quais motivos podem ensejar a decretação da prisão temporária? A lei 7960/89 não é um primor em sua redação, porém, não é difícil de interpretá-la.
Qual a pena de prisão temporária?
Como o próprio nome já diz é quando um juiz determina a detenção de uma pessoa de forma cautelar que pode durar 5 dias, prorrogáveis por mais cinco dias. Em alguns casos extremos, a prisão temporária pode ser solicitada para que o suspeito fique 30 dias detido, principalmente em casos de crimes hediondos.
Qual a diferença entre a prisão preventiva e a prisão temporária?
Outra diferença entre elas é que a prisão preventiva é prevista pelo Código de Processo Penal brasileiro, enquanto a prisão temporária é uma lei de 1989. A prisão preventiva é determinada pelo Código de Processo Penal, Lei 3.689, de 3 de outubro de 1941. O capítulo 3 nos artigos 3 abordam a questão sob os seguintes aspectos: