Quanto tempo dura uma sonda de gastrostomia?
Índice
- Quanto tempo dura uma sonda de gastrostomia?
- O que é sonda de gastrostomia?
- O que é gastrostomia e cuidados?
- Quem tem gastrostomia pode se alimentar pela boca?
- Quanto tempo vive uma pessoa com sonda alimentar?
- O que fazer quando a sonda gástrica sai?
- Quando trocar a sonda da GTT?
- Quanto tempo pode ficar com a sonda?
- Como deve ser a alimentação para sonda?
- Quais são as principais indicações de gastrostomia?
- Quais são as vantagens da sonda nasogástrica?
Quanto tempo dura uma sonda de gastrostomia?
As sondas costumam durar cerca de um ano a um ano e meio. Elas podem entupir ou sofrer deterioração ao longo do tempo, o que pode exigir sua retirada e/ou troca. Este procedimento é realizado com relativa facilidade: o médico remove a sonda usando tração firme e colocará uma nova sonda pelo pertuito já existente.
O que é sonda de gastrostomia?
A sonda GTT, também conhecida como PEG ou sonda de gastrostomia endoscópica percutânea, é um dispositivo que insere um pequeno tubo flexível na região abdominal, na altura do estômago. Ela permite a alimentação em pacientes que não podem usar a via oral para a sua nutrição diária.
O que é gastrostomia e cuidados?
A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).
Quem tem gastrostomia pode se alimentar pela boca?
Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral. Porém grande parte dos pacientes fica com dieta exclusiva via gastrostomia.
Quanto tempo vive uma pessoa com sonda alimentar?
Cerca de 30 dias depois de iniciar a alimentação, 22 por cento dos participantes morreram e, após um ano, apenas 50 por cento ainda estavam vivos. Conforme os relato, entre os que sobreviveram pelo menos 60 dias, a alimentação por sonda pareceu não ter causado efeito relevante na saúde.
O que fazer quando a sonda gástrica sai?
Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.
Quando trocar a sonda da GTT?
A média de troca é cada 6 meses mas há casos que duram até 1 ano.
Quanto tempo pode ficar com a sonda?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Como deve ser a alimentação para sonda?
Veja algumas sugestões de como deve ser a alimentação para sonda. Sempre que for necessário administrar remédios, deve-se triturar bem o comprimido e misturar na comida ou na água que será administrada. Porém, é aconselhado não misturar medicamentos na mesma seringa, já que alguns poderão ser incompatíveis.
Quais são as principais indicações de gastrostomia?
As principais indicações de gastrostomia são: 1) Descompressão gástrica temporária. A descompressão gástrica pode ser obtida por meio de gastrostomia temporária, realizada como complemento de operações abdominais de grande porte para as quais se prenuncia estase gástrica, “íleo” prolongado e fistulas digestivas.
Quais são as vantagens da sonda nasogástrica?
Se compararmos a gastrostomia endoscópica percutânea com a sonda nasogástrica (a que se coloca no nariz e vai até o estômago) encontramos muitas vantagens. Em primeiro lugar, permite a redução significativa de complicações. Como é o caso das infecções ou lesões produzidas à faringe devido à fricção com o tubo da sonda.