Como ocorre a substituição tributária?
Índice
- Como ocorre a substituição tributária?
- Como se creditar do ICMS ST?
- O que é a substituição tributária?
- Quando é cobrado ICMS ST?
- Quem pode se creditar do ICMS ST?
- Quem tem direito ao crédito de ICMS ST?
- Quais são as recomendações para a substituição tributária?
- Como calcula o débito da substituição tributária?
- Qual o substituto do tributo?
- Quais são os substitutos tributários para o consumidor final?
Como ocorre a substituição tributária?
Para que serve a substituição tributária No momento em que uma empresa atua como substituta tributária dos demais elos da cadeia de vendas, ela faz o pagamento total, incluindo o que estes outros elos pagariam. Assim o Governo recebe o valor total, sem perdas e, ainda, de forma antecipada.
Como se creditar do ICMS ST?
Toda mercadoria que a empresa adquirir com ST, deverá apurar o imposto presumido (crédito), que será a base de cálculo do ICMS ST X Alíquota Interna do produto, sempre com base nas informações nas notas fiscais de aquisição. Este resultado será o “crédito de ST” da empresa.
O que é a substituição tributária?
Substituição tributária é uma forma de arrecadação de tributos utilizado pelo governo brasileiro. Ele atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A substituição será recolhida pelo contribuinte e posteriormente repassada ao governo.
Quando é cobrado ICMS ST?
Em outras palavras, o imposto é tarifado em todas as etapas da cadeia de produção de uma mercadoria ou serviço, da primeira venda até o consumidor final.
Quem pode se creditar do ICMS ST?
No sistema de ICMS-ST não há o sistema de débito e crédito de ICMS. Mas não é somente a indústria ou importador que podem ser substitutos. Muitas vezes a legislação designa também o atacadista como substituto tributário. Existem várias hipóteses em que isso ocorre.
Quem tem direito ao crédito de ICMS ST?
Empresas optantes pelo Simples Nacional ou que estiveram neste regime tributário em algum período dentro dos últimos cinco anos.
Quais são as recomendações para a substituição tributária?
A substituição tributária, portanto, somente é válida para pessoa jurídica. 5- Quais as recomendações para o empresário que optar por utilizar o sistema de substituição tributária? A ST não é uma escolha do contribuinte, mas uma imposição legal, de acordo com o tipo da operação e a legislação do Estado aplicável ao contribuinte.
Como calcula o débito da substituição tributária?
Para calcular o débito da substituição tributária, a base de cálculo é multiplicada pelo ICMS interno. O ICMS próprio, que esteve agregado no preço de venda do produto, deve ser retirado.
Qual o substituto do tributo?
Substituto– É o contribuinte que fará a retenção antecipada do tributo e o subsequente pagamento à Receita. Substituído– É o contribuinte que recebe a mercadoria cujo imposto já está retido e pago. MVA– Margem de Valor Agregado. É o índice de lucro que cada um dos agentes obteve em uma determinada operação.
Quais são os substitutos tributários para o consumidor final?
Nesse modelo, todo o imposto a ser pago, do fabricante ao consumidor final, é recolhido por um único contribuinte, justamente no primeiro elo da cadeia. Ou seja, indústrias ou importadores é que atuam como substitutos tributários sobre todos os demais envolvidos na operação.