O que é transição alimentar e nutricional?

Índice

O que é transição alimentar e nutricional?

O que é transição alimentar e nutricional?

A chamada transição nutricional diz respeito às mudanças na estrutura da dieta dos indivíduos, relacionada a essas alterações e às condições de saúde.

O que é uma transição alimentar?

O conceito de transição alimentar pressupõe uma mudança gradual, como um processo que ocorre natural e progressivamente. Assim, a ideia é respeitar a relação das pessoas com o alimento, modificando os hábitos aos poucos.

Como é caracterizada a transição nutricional?

Esse fenômeno tem como característica básica o aumento da presença de alguns tipos de alimento e nutriente, caso de açúcares, gorduras e alimentos refinados, além de uma acentuada redução no consumo de fibras e carboidratos complexos – quadro que, no geral, está associado ao aumento no risco de sobrepeso, obesidade e ...

O que se observa com a transição epidemiológica e nutricional?

Porém, dados mais recentes mostram redução da desnutrição e aumento de sobrepeso e obesidade em crianças, situação de “transição epidemiológica nutricional” que se caracteriza por diminuição de doenças transmissíveis e aumento das doenças crônicas não transmissíveis(1).

O que caracteriza a dieta ocidental?

A dieta ocidental do teste padrão (WPD) ou igualmente sabido porque a dieta americana padrão (SAD) é uma dieta do estilo de moderno-dia que contenha na maior parte quantidades altas de alimentos processados, de carne vermelha, de produtos lácteos alto-gordos, de alimentos do alto-açúcar, e de alimentos pré-embalados, ...

Quais são os principais problemas nutricionais após a transição nutricional?

O outro lado da transição nutricional da população brasileira refere-se às prevalências crescentes do excesso de peso e de obesidade. Os inquéritos populacionais têm mostrado um aumento expressivo do problema entre os homens, em todas as regiões brasileiras, alcançando 41% de excesso de peso e 8,8% de obesidade.

O que marcou a rápida transição nutricional no país?

A emergência da obesidade Estabelece-se, dessa forma, um antagonismo de tendências temporais entre desnutrição e obesidade, definindo uma das características marcantes do processo de transição nutricional do país.

Qual o processo de transição nutricional?

O processo de transição nutricional, apesar de afetar a população como um todo, parece diferenciar-se em momentos e em intensidade, conforme o segmento sócio-econômico considerado.

Qual a transição nutricional na população infanto-juvenil?

A transição nutricional e a população infanto-juvenil: medidas de proteção contra o marketing de alimentos e bebidas prejudiciais à saúde. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr., São Paulo, v. 34, n. 3, p. 217-229, dez. 2009.

Quais são as consequências dessa transição?

As consequências mais evidentes dessa transição são as doenças associadas à obesidade e às carências nutricionais.

Qual a alimentação adequada para o organismo?

Uma alimentação adequada, quer seja em quantidade quer seja em qualidade, permite ao organismo obter a energia e os nutrientes necessários para o desempenho de suas funções e um bom estado geral.

Postagens relacionadas: