O que faz a resistência da ventoinha?
Índice
- O que faz a resistência da ventoinha?
- Como funciona a resistência do Eletroventilador?
- Qual o funcionamento correto da ventoinha?
- Onde fica a resistência do Eletroventilador?
- Como funciona a ventoinha do condensador?
- Como testar o primeiro estágio da ventoinha?
- Qual a tensão normal da ventoinha do radiador?
- Qual o problema com a velocidade da ventoinha?
- Por que a ventoinha não funciona?
- Qual o sintoma mais comum de uma ventoinha do motor com defeito?
![O que faz a resistência da ventoinha?](https://i.ytimg.com/vi/PqH9bxgofk0/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBPk2_s0RlYYQ86kKxyyGTAud_-PQ)
O que faz a resistência da ventoinha?
O módulo de Resistência da Ventoinha é responsável por evitar que o motor do seu veículo esquente. Para evitar que o motor do seu veículo esquente e outros problemas, reponha as peças do seu veículo com muita qualidade: aposte no Módulo Resistência da Ventoinha Focus 2.0 16V Duratec!
Como funciona a resistência do Eletroventilador?
Assim, quando a temperatura da água chega à 92 graus, a voltagem correspondente é enviada á ECU e esta, então energiza um relé, que aciona a ventoinha, mas passando através de uma resistência o que resulta numa rotação menor do motorzinho o que dá uma vazão de ar menor.
Qual o funcionamento correto da ventoinha?
A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.
Onde fica a resistência do Eletroventilador?
A Resistência do Eletroventilador é um dos elementos do sistema de arrefecimento automotivo, sendo responsável pela variação da velocidade da ventoinha que refrigera o Radiador ou Condensador. A Resistência da Ventoinha fica localizado na sua maioria no chicote da ventoinha ou fixado no defletor.
Como funciona a ventoinha do condensador?
A ventoínha (eletroventilador) do radiador refrigera a água (aditivada) do sistema de arrefecimento do motor, enquanto a ventoínha do condensador faz a troca de calor do fluído refrigerante do sistema de ar condicionado.
Como testar o primeiro estágio da ventoinha?
Primeiramente, localize o sensor que, geralmente, fica na tampa do termostato do carro. Para iniciar o teste, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se esse procedimento iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e precisará ser substituído.
Qual a tensão normal da ventoinha do radiador?
Também podemos observar que a tensão normal da ventoinha do radiador é de cerca de 12 volts. É se for o caso do medidor de voltagem informar 12 volts, o defeito não é a potência e a ventoinha deve ser substituída. Fizemos uma lista com os cinco principais defeitos na ventoinha do radiador e também entenda como é possivel resolve-los.
Qual o problema com a velocidade da ventoinha?
A alta velocidade da ventoinha passará potência direto para o motor do interruptor. Se não houver nenhuma sobrecarga na alta velocidade, o problema mais provável é o interruptor ou o fusível. Se houver, mas não na baixa ou na média velocidade, o problema é o resistor da ventoinha.
Por que a ventoinha não funciona?
Se o sensor não estiver a funcionar, então é natural que a ventoinha não funcione, pois não é medida a temperatura que justifica a sua ativação. Problemas no sensor podem levar ao sobreaquecimento, mas é possível contornar o problema ao verificar o seu estado.
Qual o sintoma mais comum de uma ventoinha do motor com defeito?
O sintoma mais comum de um resistor da ventoinha do motor com defeito é uma ventoinha que só funciona em uma velocidade, geralmente, elevada. Isso pode ser chato, mas a solução do problema é fácil. Se você começar observando a ventoinha do motor e depois passar a uma verificação da resistência do circuito, encontrará o problema rapidamente.