Quando cabe a tutela de urgência?
Índice
- Quando cabe a tutela de urgência?
- Quais os requisitos para a tutela de urgência?
- Qual a diferença de tutela antecipada e tutela de urgência?
- Qual a diferença entre pedido liminar e tutela de urgência?
- Quando ocorre a antecipação de tutela?
- Quais os requisitos da tutela antecipada no novo CPC?
- É necessário que haja contraditório para concessão de uma tutela provisória de urgência?
- O que é tutela antecipada de urgência?
- O que é fungibilidade entre as tutelas de urgência?
- Qual a diferença entre pedido liminar e tutela antecipada?
- Como é admissível a tutela de urgência?
- Como se divide a tutela de urgência?
- Qual a garantia da tutela de urgência?
- Qual a caução para a tutela de urgência?
![Quando cabe a tutela de urgência?](https://i.ytimg.com/vi/KeCYHCNmwDE/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLByno199LZc9AwZbccoeRRQRZY2Kg)
Quando cabe a tutela de urgência?
A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.”
Quais os requisitos para a tutela de urgência?
A tutela de urgência exige demonstração de probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (artigo 300). A tutela da evidência independe de tais requisitos, porque ela é uma tutela “não urgente” (artigo 311).
Qual a diferença de tutela antecipada e tutela de urgência?
A medida cautelar é concedida para assegurar o efeito prático de outra, enquanto a tutela antecipada constitui a própria providência que se demandou, limitada embora na sua eficácia.
Qual a diferença entre pedido liminar e tutela de urgência?
Importante é salientar que, a partir do preenchimento dos requisitos, a tutela antecipada pode ser requerida a qualquer momento no processo, um ponto diferente da liminar, que somente é deferida de imediato, antes mesmo da abertura do contraditório.
Quando ocorre a antecipação de tutela?
Podem-se antecipar os efeitos do direito requerido pela parte, por meio de tutela antecipada, quando a parte pode comprovar que o seu direito é garantido (evidência) ou quando é possível apresentar que o direito ou a parte correm risco de danos irreparáveis pela demora (urgência).
Quais os requisitos da tutela antecipada no novo CPC?
A primeira e mais comum é a tutela antecipada como espécie de tutela de urgência, sendo os requisitos básicos para sua concessão: a prova inequívoca da verossimilhança da alegação e o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (art. 273, I do CPC/73).
É necessário que haja contraditório para concessão de uma tutela provisória de urgência?
A luz da interpretação constitucional do processo, deve haver sempre um contraditório mínimo, ainda que em risco o perecimento do direito, dada a necessidade da efetividade da atuação jurisdicional, haja vista que o réu pode deter alguma prova capaz de impedir a constituição, modificação ou declaração do direito do ...
O que é tutela antecipada de urgência?
É a medida processual provisória de urgência, que possibilita ao autor da ação a obtenção antecipada dos direitos que seriam alcançados somente com o trânsito em julgado da sentença, a fim de evitar os danos materiais decorrentes da demora do processo.
O que é fungibilidade entre as tutelas de urgência?
Através do princípio da fungibilidade das tutelas de urgência é possível que o Juiz possa conceder uma medida de urgência no lugar de outra postulada, desde que presentes os requisitos para concessão. ... Não há fungibilidade em uma só mão de direção.
Qual a diferença entre pedido liminar e tutela antecipada?
A liminar tem como características o fumus bonis in juris (a fumaça do bom direito) e o periculum in mora( o perigo da demora). Já a antecipação de tutela tem como características, prova inequívoca e verossimilhança da alegação.
Como é admissível a tutela de urgência?
É importante ressaltar que a tutela de urgência, antecipada, mas também cautelar, é plenamente admissível em todos os procedimentos, inclusive nos especiais. Sua possibilidade se dá até mesmo ainda durante a execução, uma vez que execuções provisórias nada mais são que antecipações de tutela.
Como se divide a tutela de urgência?
Se divide em antecipada e cautelar, e é utilizada como serventia para garantir o resultado do processo. Complementando o conceito acima, a compreensão que se tem é que a tutela de urgência se relaciona com a precisão rápida na tutelagem de um direito posto em risco.
Qual a garantia da tutela de urgência?
É possível que um juiz, para conceder a tutela de urgência, exija que seja feita uma caução fidejussória, mas também real. Esta é uma garantia da autoridade, bem como chamada de contra-tutela.
Qual a caução para a tutela de urgência?
Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode exigir uma caução, real ou fidejussória, como uma espécie de contra-cautela (garantia do juiz). Se a tutela cautelar ou antecipada for revogada haverá uma responsabilidade objetiva do requerente. A caução pode ser dispensada por negócio jurídico processual?