Como funcionam as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
Índice
- Como funcionam as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
- Como funcionam as lâmpadas fluorescentes?
- Porque a lâmpada incandescente consome mais energia que a fluorescente?
- Qual a diferença entre as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
- Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes e LED?
- Quanto de calor gera uma lâmpada incandescente?
- Qual a temperatura da lâmpada incandescente?
- Qual elemento está dentro da lâmpada fluorescente?
- Como as lâmpadas fluorescentes emitem luz?
- Como simular uma lâmpada incandescente?
- Qual a invenção da lâmpada incandescente?
- Qual a temperatura de uma lâmpada incandescente?
- Por que as lâmpadas incandescentes foram retiradas das prateleiras?

Como funcionam as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo (fluorescente), a luz é emitida por um gás.
Como funcionam as lâmpadas fluorescentes?
As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio. Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais da lâmpada e emitem ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural.
Porque a lâmpada incandescente consome mais energia que a fluorescente?
As lâmpadas incandescentes consomem mais energia que as lâmpadas fluorescentes. Isso ocorre pelo fato de que ao invés dessas lâmpadas iluminarem, elas transformam quase toda essa energia oferecida em calor, ocasionando assim um baixo aproveitamento de energia em luz.
Qual a diferença entre as lâmpadas incandescentes e fluorescentes?
A lâmpada fluorescente foi criada por Nikola Tesla e introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que de calor. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes.
Qual a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e incandescentes e LED?
A lâmpada incandescente é a mais barata, porém, tem baixa durabilidade e elevado gasto de energia; A lâmpada fluorescente possui durabilidade e preço medianos, assim como seu consumo de energia; A lâmpada led tende a ter seu preço relativamente maior, no entanto, dura muito mais e consome muito menos!
Quanto de calor gera uma lâmpada incandescente?
3.000 º C Lâmpadas Incandescentes Utilizam um fio de tungstênio encerrado num bulbo de vidro. Esse fio tem diâmetro inferior a 0,1 mm e é enrolado segundo uma hélice cilíndrica. Passando corrente elétrica no filamento, ele se aquece a uma temperatura da ordem de 3.000 º C.
Qual a temperatura da lâmpada incandescente?
É feito de fio de tungstênio devido à grande resistência física e ao alto ponto de fusão (3.410°C) deste metal. Quanto maior a temperatura do filamento, maior a eficiência da lâmpada.
Qual elemento está dentro da lâmpada fluorescente?
As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga em baixa pressão, o tubo de vidro é preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos.
Como as lâmpadas fluorescentes emitem luz?
A fluorescência é uma das formas de converter energia elétrica em luz. Quando ligamos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através da mistura gasosa – argônio e vapor de mercúrio, por exemplo -, emite radiação ultravioleta. ...
Como simular uma lâmpada incandescente?
É possível simular uma lâmpada incandescente com materiais simples. Um simples grafite de lapiseira, de 0,5mm de diâmetro é o nosso filamento ideal para esta lâmpada. Precisaremos também de dois cabos conectados a uma garra tipo jacaré.
Qual a invenção da lâmpada incandescente?
Essa invenção que revolucionaria o mundo foi criada em 1879 e consistia de uma cápsula de vidro onde filamentos de tungstênio eram aquecidos por uma corrente elétrica até emitir luz. A invenção da primeira lâmpada incandescente foi fruto da mente do brilhante inventor Thomas Edison.
Qual a temperatura de uma lâmpada incandescente?
A temperatura no interior de uma lâmpada é de aproximadamente 3000 ºC. Existe o entendimento que a lâmpada incandescente está com seus dias contados, uma invenção tão revolucionária hoje em dia é considerada uma vilã do consumo de eletricidade pois a quantidade de luz emitida é muito pouca pela quantidade de energia que a mesma consome, ...
Por que as lâmpadas incandescentes foram retiradas das prateleiras?
Por muitos anos as lâmpadas incandescentes foram as mais utilizadas nas residências brasileiras. Mas por conta da sua baixa eficiência energética foram retiradas das prateleiras. Para substituí-las, as lâmpadas de LED e as fluorescentes chegaram no mercado com diferenciais energéticos tangentes.