O que são chumbadores químicos?
Índice
- O que são chumbadores químicos?
- Quando usar Chumbador químico?
- Qual o tempo de cura do Chumbador químico?
- Como usar Chumbador químico ampola?
- O que é fixação química?
- O que é um Chumbador mecânico?
- Para que serve os Chumbadores?
- O que é Chumbador na construção?
- Como se trabalha com bucha química?
- Para que serve Chumbador PBA?
- Como aplicar o chumbador químico?
- Como funcionam os chumbadores mecânicos?
- Qual o tempo de cura do chumbador?
- Quais são as ancoragens do chumbador?

O que são chumbadores químicos?
O Chumbador Químico é uma ancoragens instalada após a concretagem que obtém sua força através de um composto químico colocado entre a parede do furo e a barra roscada do chumbador. Os materiais usados são resinas epóxis e resinas vinil éster que endurecem através de reação química e com alto poder de adesão.
Quando usar Chumbador químico?
Indicado para ancoragem de barras roscadas e vergalhões, principalmente em:
- guarda-corpos;
- máquinas;
- portões em estrutura de concreto;
- estruturas metálicas;
- inserts metálicos;
- arranques em paredes diafragma;
- reforço estrutural.
Qual o tempo de cura do Chumbador químico?
12hrs. +30°C à +40°C 07min.
Como usar Chumbador químico ampola?
Instruções de uso 1° Faça o furo com diâmetro e profundidade indicados; 2° Limpe o furo com ar e escova; 3° Insira a ampola no furo; 4° Insira a hasta rosqueando-a.
O que é fixação química?
As fixações químicas são a solução de fixação para transferir cargas extremas sem expansão em concreto, concreto celular ou alvenaria.
O que é um Chumbador mecânico?
O Chumbador Mecânico é basicamente um parafuso com arruela acoplado a uma camada externa, muito parecida com uma bucha de parafuso, que ao se girar o parafuso, através de um sistema, faz essa camada externa se abrir aumentando o diâmetro do chumbador, fixando-o no furo onde o mesmo foi colocado.
Para que serve os Chumbadores?
O chumbador é um sistema de fixação capaz de ancorar algo a determinada superfície. Ele pode ser mecânico ou químico. Os chumbadores mecânicos são muito versáteis, por isso são muito utilizados em diversos tipos de obras. Eles proporcionam ancoragem e montagem segura e rápida, sendo capazes de suportar cargas elevadas.
O que é Chumbador na construção?
Chumbador é um elemento de fixação, porém ele pode ter diversos tipos e formatos, de acordo com o seu propósito e com o local a ser usado. Os chumbadores são utilizados basicamente para prender algo à uma superfície.
Como se trabalha com bucha química?
Isso é bem simples: se na bucha está escrito 3mm, você deve utilizar uma broca de 3mm para perfurar a parede. Depois, basta você realizar o furo com o auxílio da furadeira, inserir a bucha, colocar o parafuso e se certificar de que ele está bem firme!
Para que serve Chumbador PBA?
Principais aplicações Elevadores, plataformas, pontes rolantes; Estruturas metálicas; Sistema de armazenagem e movimentação; Guarda-corpos, corrimões e apoios.
Como aplicar o chumbador químico?
A instalação de chumbador químico requer maiores cuidados, como também, uma maior quantidade de ferramentas. Para aplicar a resina disponível em um cartucho, você precisa de um bico misturador e um aplicador, além de seguir as técnicas de aplicação.
Como funcionam os chumbadores mecânicos?
Os chumbadores mecânicos têm bitolas e comprimentos variados e fixam por meio de expansão gerada por torque ou percussão. A ancoragem de expansão por torque envolve o uso de barras roscadas ou parafusos (com roscas internas e externas) que se fixam ao furo por meio de atrito.
Qual o tempo de cura do chumbador?
O clima também tem grande importância quando se trata da escolha do chumbador ideal, pois o tempo de cura varia de acordo com a temperatura do ambiente: quanto mais quente, mais rápido o processo de cura. Conforme citamos anteriormente, a resina de base epóxi apresenta um tempo de cura superior ao da linha de viniléster.
Quais são as ancoragens do chumbador?
São ancoragens instaladas após a concretagem que obtém sua força através de um composto químico colocado entre a parede do furo e o inserto metálico do chumbador. Os materiais usados são resinas epóxis e resinas vinil éster que endurecem através de reação química e com alto poder de adesão.