Quantos atestados interferem nas férias?

Índice

Quantos atestados interferem nas férias?

Quantos atestados interferem nas férias?

Acima de 32 ? faltas - 00 dias de férias. Não se pode descontar das férias pura e simplesmente os dias de faltas injustificadas. Se você abonou as faltas ou o funcionário trouxe atestado médico, isto é, as faltas não foram descontadas do salário, não podem ser descontadas ou computadas na perda de dias de férias.

O que acontece se pegar atestado nas férias?

O atestado médico apresentado dentro do período em que o empregado está em gozo de férias, não interrompe o gozo de férias. ... § 1º Quando o acidentado empregado não se afastar do trabalho no dia do acidente, os quinze dias de responsabilidade da empresa serão contados a partir da data que ocorrer o afastamento.

Pode emendar atestado nas férias?

Durante as férias o contrato de trabalho é interrompido e, por esse motivo, o atestado emitido nesse período não tem o poder de alterar as férias que estão sendo usufruídas. Isso quer dizer que atestados médicos emitidos durante as férias não surtirão qualquer efeito.

Quantos dias de atestado perde as férias?

Se o trabalhador deixar de trabalhar ou permanece afastamento por mais de 30 trinta dias corridos como, por exemplo, em caso de licença remunerada ou em virtude de paralisação dos serviços da empresa ele perderá o direito ao gozo de férias.

Pode ser descontado em dinheiro as faltas nas férias?

É proibido o desconto de faltas do empregado ao serviço do período de férias, sendo vedado, desta forma, a permuta de faltas por dia de férias. Quando o empregado tiver mais de 32 faltas injustificadas no período aquisitivo, este perderá o direito às férias.

Pode descontar os dias de atestado nas férias?

A falta justificada por atestado médico válido além de não gerar desconto na remuneração não pode prejudicar o direito de férias do trabalhador.

Como descontar as faltas nas férias?

Porém, o prazo pode ser reduzido da seguinte forma:

  1. até 5 faltas: não há desconto nas férias;
  2. entre 6 e 14 faltas: 24 dias de férias (6 dias de desconto);
  3. entre 15 e 23 faltas: 18 dias de férias (12 dias de desconto);
  4. entre 24 e 32 faltas: 12 dias de férias (18 dias de desconto);

Quantas faltas posso ter para não descontar nas férias?

É proibido o desconto de faltas do empregado ao serviço do período de férias, sendo vedado, desta forma, a permuta de faltas por dia de férias. Quando o empregado tiver mais de 32 faltas injustificadas no período aquisitivo, este perderá o direito às férias.

Como funciona o atestado médico durante as férias?

É sabido que o atestado médico serve para abonar as faltas do empregado ao serviço devido à incapacidade para o trabalho, seja ela em consequência de doença ou acidente do trabalho. Mas o que acontece quando essa incapacidade funcional ocorre durante as férias?

Quais são os outros 10 dias do atestado?

Já os outros 10 dias, devem ser normalmente pagos pela empresa, completando assim os primeiros 15 dias que são de responsabilidade do empregador. Por fim, os outros 10 dias restantes para completar o período do atestado serão de responsabilidade do INSS.

Será que o funcionário perderá direito às férias?

IV – tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos. Ou seja, neste caso o funcionário perderá o direito às férias: tanto o gozo como o seu recebimento pecuniário.

Qual o período de férias do empregado ao serviço?

Após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, IV – doze dias corridos, quando houver tido de vinte e quatro a trinta e duas faltas. § 1o É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço.

Postagens relacionadas: