Qual o direito do pai na guarda compartilhada?
Índice
- Qual o direito do pai na guarda compartilhada?
- Como o pai pode conseguir a guarda compartilhada?
- Como fica a visitação na guarda compartilhada?
- Por que a guarda compartilhada influencia a pensão?
- Como funciona a pensão alimentícia na guarda compartilhada?
- Qual a regra para a guarda compartilhada?
- Qual o significado da guarda compartilhada?

Qual o direito do pai na guarda compartilhada?
A lei da guarda compartilhada determina aos juízes que estabeleçam o compartilhamento obrigatório da custódia dos filhos se não houver acordo entre o casal. Dessa forma, os pais têm direito a visitar ou passar um tempo com os filhos mesmo sem um acordo judicial.
Como o pai pode conseguir a guarda compartilhada?
O pedido deve ser feito ao juiz por meio de uma ação requerendo a guarda compartilhada. ... O juiz poderá modificar a guarda se houver comprovação de que o pai também pode arcar com as necessidades da criança. A tendência é de que os próprios pais entrem em acordo, já que a criança passará períodos na casa de ambos.
Como fica a visitação na guarda compartilhada?
O pai ou a mãe, que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge ou companheiro, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação. ... A visitação, portanto, não é somente um direito assegurado ao pai ou à mãe.
Por que a guarda compartilhada influencia a pensão?
Caso isso não seja possível, a decisão tende a ser a guarda unilateral. Nesta, um dos pais assume os deveres e responsabilidades pelo filho, enquanto o outro passa a pagar um valor de pensão, assim como a ter os dias previstos para visitação, que geralmente são de 15 em 15 dias. Guarda compartilhada influencia a pensão alimentícia?
Como funciona a pensão alimentícia na guarda compartilhada?
A pensão alimentícia na guarda compartilhada funciona da seguinte forma: O genitor que detém a guarda da criança (local onde a criança reside) não possui, em regra, a obrigação de pagar pensão alimentícia, pois, entende-se que uma vez a criança morando em sua residência terá acesso aos alimentos básicos.
Qual a regra para a guarda compartilhada?
A guarda compartilhada atualmente é a regra de acordo com a lei 13.058/14. O juiz somente não a determinará a guarda compartilhada caso um dos pais não queira a guarda da criança, ou em situações em que a guarda compartilhada possa gerar prejuízos ao menor (situações, na minha opinião, raras).
Qual o significado da guarda compartilhada?
Indicado o ordenamento jurídico que institui e disciplina este tipo de guarda, vamos compreender o que ela significa: Na guarda compartilhada, a criança ficará com um dos genitores, ou seja, terá uma residência fixa (diferente da guarda alternada).