Como funciona leilão de imóveis extrajudicial?

Índice

Como funciona leilão de imóveis extrajudicial?

Como funciona leilão de imóveis extrajudicial?

O leilão extrajudicial de imóvel, também é chamado de leilão de alienação fiduciária de imóvel. Este tipo de leilão não ocorre mediante processo judicial, diferente do leilão judicial. Os casos em que o imóvel vai para leilão extrajudicial são os resultantes da inadimplência de um financiamento.

O que é um leilão extrajudicial?

Já o leilão extrajudicial é uma venda que não envolve processo na Justiça, podendo ser conhecido também como leilão empresarial — visto que geralmente são realizados por empresas, indústrias, bancos e construtoras.

Como é feito o leilão extrajudicial?

O que é o leilão extrajudicial? Nessa modalidade não há o envolvimento do judiciário. Dessa forma, o bem não é colocado em leilão de forma compulsória, e sim, com base em contrato firmado com o proprietário.

O que é leilão extrajudicial de veículos?

Já o leilão extrajudicial não tem relação com a Justiça: ou seja, ocorre com a autorização do dono do bem ou por um terceiro pautado em lei. Aqui trata-se de casos em que o banco leiloa um imóvel porque um cliente não honra as dívidas do financiamento e se torna inadimplente, por exemplo.

Como é um leilão de imóveis?

O leilão é uma forma de venda de bens ao público, onde o leiloeiro faz o anúncio do imóvel e estipula o valor mínimo para a sua aquisição. Desta forma, os interessados fazem o lance e vence o lance mais alto. Após esta etapa surge o arrematante do imóvel.

Como registrar imóvel adquirido em leilão extrajudicial?

No caso de leilão extrajudicial, dentro de 60 dias da arrematação, em média, já é possível haver o registro do imóvel em nome do arrematante. No caso de leilão judicial, o prazo médio varia de 3 a 9 meses para a regularização da documentação em nome do arrematante.

Como evitar um leilão extrajudicial?

FALTA DE INTIMAÇÃO DOS DEVEDORES DA DATA, HORÁRIOS E LOCAL DO LEILÃO EXTRAJUDICIAL: a lei exige que você precisa receber uma carta com todas as informações do leilão extrajudicial, em até cinco dias antes do leilão extrajudicial, se não receber esse aviso, o leilão poderá ser anulado.

O que é venda extrajudicial?

Os leilões chamados extrajudiciais são aqueles que não ocorrem por ordem da Justiça, mas por vontade do vendedor. É uma forma muito utilizada tanto por aqueles que têm pressa na venda quanto por quem quer comprar com valores abaixo do mercado”, diz.

O que é leilão convencional?

Por esse motivo, esse leilão convencional atrai pessoas e empresas em busca de oportunidades. Quando se trata de leilões judiciais, após a arrematação, a venda depende de uma aprovação do juiz para ser retirado o bem, cujo prazo demora mais que o leilão extrajudicial e varia de cartório para cartório.

Qual a diferença entre leilão judicial e extrajudicial?

Diferença entre leilão judicial e extrajudicial: entenda! Uma forma de compra pela internet que tem ganhando bastante destaque são os leilões, que permitem que as pessoas encontrem desde imóveis e carros até mesmo artigos eletrônicos, peças de colecionadores, dentre outros.

Como funciona o leilão judicial?

Como o leilão judicial tem a função de monetizar o valor da dívida, para que ele cumpra sua finalidade, o juiz deve organizar todos os passos para a realização do evento, além de determinar quem será o leiloeiro. Após isso, são agendadas a data, a hora e o local do leilão.

Quem pode participar do leilão?

Como regra, há disputa entre os interessados no bem. A princípio, qualquer interessado pode participar, mas devem ser observadas as exceções previstas nas legislações aplicáveis. Por fim, é importante destacar que o responsável por realizar o leilão é o leiloeiro, cuja profissão é regulamentada pelo Decreto nº 21.981/32.

Como o leilão judicial auxilia na resolução de dívidas?

O leilão judicial auxilia na resolução de dívidas com instituições financeiras, enquanto o leilão extrajudicial ajuda nas vendas de imóveis que não estão ligados a processos judiciais. Por fim, vale ressaltar que é muito importante sempre participar de leilões seguros, independentemente do seu tipo.

Postagens relacionadas: