Como funciona a matrícula em escola particular?
Índice
- Como funciona a matrícula em escola particular?
- Como funciona o pagamento de uma escola particular?
- O que é a matrícula de uma escola?
- O que precisa para fazer matrícula na escola particular?
- Como matricule seu filho em uma escola particular?
- Qual é o valor de uma matrícula?
- Por que o material escolar deve ser devolvido?
- Qual o montante apurado na matrícula?

Como funciona a matrícula em escola particular?
A anuidade é o valor a ser pago em 12 parcelas mensais e iguais - a mensalidade. Desse total, a quantia paga antecipadamente a título de reserva ou matrícula deve ser descontada. As escolas podem apresentar planos alternativos de pagamento, mas o valor total não pode ser superior ao da anuidade.
Como funciona o pagamento de uma escola particular?
O valor da mensalidade a ser cobrada deve ser fixado na proporção do número de disciplinas cursadas. Ou seja, se, por exemplo, o aluno for cursar apenas 2 matérias de dependência num semestre em que são oferecidas 10 matérias, a mensalidade regular deverá ser dividida por 10 e multiplicada por 2.
O que é a matrícula de uma escola?
O princípio de toda organização da vida escolar tem início na Matrícula, que é o ato que vincula o aluno à Instituição de Ensino, conferindo-lhe a condição de aluno. Para que uma instituição de ensino possa realizar matrículas, é necessário que os Atos Oficiais do Estabelecimento e do curso ofertado estejam válidos.
O que precisa para fazer matrícula na escola particular?
- Foto 3x4 do aluno;
- Carteira de vacinação do aluno;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento;
- Cópia do RG do aluno e dos responsáveis. No caso das crianças que vão iniciar o primeiro ciclo da educação básica, também é necessário apresentar a certidão de nascimento.
Como matricule seu filho em uma escola particular?
Matricule seu filho (a) em uma escola particular com uma bolsa de até 50%. Este comentário foi removido pelo autor. Olá Jacqueline, tudo bem? Somos um Programa que trabalha em prol do desenvolvimento da educação, através da concessão de bolsas de estudo para ensino básico e em cursos de nível superior.
Qual é o valor de uma matrícula?
O valor com nome de “matrícula”, pago pelo estudante ou seu responsável, nada mais é do que a primeira parcela do preço anual (anuidade) cobrado pela instituição de ensino. Os contrato de prestação de serviços educacionais e o valor cobrado pelas escolas, faculdades e universidades seguem regras próprias, previstas na Lei nº 9.870/1999.
Por que o material escolar deve ser devolvido?
Materiais que não tenham sido utilizados pelo aluno devem ser devolvidos. A escola não pode obrigar o aluno a comprar o material escolar e o uniforme em determinado estabelecimento. O consumidor tem garantido pelo Código de Defesa do Consumidor o direito de pesquisar o melhor preço. A exceção é para o material produzido pela escola, como apostilas.
Qual o montante apurado na matrícula?
E estabelece que o montante apurado será dividido pelo número de meses (daí se falar em “mensalidade”). Quanto à matrícula, repito, é a primeira parcela. Só isso. A lei autoriza, vale ressaltar, “a apresentação de planos de pagamento alternativos, desde que não excedam ao valor total anual ou semestral”.