Como alimentar o Arduíno Nano?
Índice
- Como alimentar o Arduíno Nano?
- Como usar o Arduíno Nano?
- Para que serve o Arduíno Nano?
- Como testar o Arduíno Nano?
- Como alimentar o Arduino com 5V?
- Como funciona o LED endereçável?
- Qual é a fonte de alimentação adequada para alimentar o Arduino?
- Qual é a função do Arduino?
- O que pode ser feito com o Arduino?
- Como saber se o Arduino está funcionando?
Como alimentar o Arduíno Nano?
O Arduino Nano pode ser alimentado por uma conexão mini-B USB, por uma fonte externa não regulada de 6 a 20 volts (pino 30), ou por uma fonte externa regulada de 5V (pino 27). A fonte de alimentação selecionada automaticamente é a de maior voltagem.
Como usar o Arduíno Nano?
Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:
- Instalar o driver (programa que permite a comunicação com o Arduino via porta USB do computador) do adaptador USB-Serial (embutido no Arduino).
- Instalar o programa com o ambiente de programação (Arduino IDE).
Para que serve o Arduíno Nano?
A Arduino Nano é composta por 14 pinos digitais, que podem ser usados tanto para entrada quanto para saída de dados. É importante saber que esses pinos trabalham com 5V, e podem fornecer ou receber apenas 40mA de corrente máxima em cada um deles.
Como testar o Arduíno Nano?
Testar o Arduino
- Ligue o Arduino ao computador com o cabo USB (certifique-se que a luz de led verde "ON" está acesa)
- Inicie o Arduino IDE no seu computador e depois vá ao menu "Ficheiro" -> "Exemplos" -> "01.Basics" -> "Blink"
Como alimentar o Arduino com 5V?
O Pino 5V do arduino, por estar conectado diretamente ao regulador interno, também está ligado à porta de alimentação do ATmega. Então é só conectar os 5V e o negativo nos respectivos pinos. Muito cuidado para não exceder a tensão de trabalho do controlador, o 7805 possui umas instabilidades.
Como funciona o LED endereçável?
Simplesmente passando o endereço do led e a cor que desejamos, cor essa que geralmente é controlada pelo sistema de cores RGB, que nada mais é uma abreviação de 3 cores da língua inglesa: o vermelho, verde e azul, as mesmas a qual podem ser alterados a quantia de cada cor e gerar praticamente qualquer cor.
Qual é a fonte de alimentação adequada para alimentar o Arduino?
Esta placa pode funcionar com uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts. No entanto se a alimentação for inferior a 7V, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode se mostrar instável. E se a alimentação for maior do que 12V o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa.
Qual é a função do Arduino?
O Arduino é uma plataforma de prototipagem open source de computação física. ... É um sistema que pode interagir com o ambiente por meio de hardware e software e pode ser conectado a um computador ou uma rede para o recebimento ou envio de dados.
O que pode ser feito com o Arduino?
As oportunidades com um Arduino são inúmeras. Dá para criar um brinquedo, melhorar um equipamento, automatizar a abertura de janelas de acordo com a intensidade da luz, medir a temperatura do ambiente, fechar portas automaticamente, criar robôs, entre muitas outras.
Como saber se o Arduino está funcionando?
Conecte a placa a uma porta USB do computador e verifique se o LED verde de alimentação acende. As placas Arduino padrão (Uno, Duemilanove e Mega) têm um indicador de energia LED verde localizado próximo ao interruptor de redefinição.