Como eu faço o cálculo do décimo terceiro salário?
Índice
- Como eu faço o cálculo do décimo terceiro salário?
- Como funciona o pagamento do 13º?
- Quem tem direito ao décimo terceiro 2020?
- Quem tem direito ao décimo terceiro salário?
- Quando será paga a primeira parcela do 13º de 2021?
- Qual o valor da primeira parcela do décimo terceiro 2021?
- Quais são os benefícios do 13° salário?
- Qual o valor total do 13° salário?
- Que descontos são feitos no 13o salário?
- Qual a diferença entre 13° e 13° salário?
![Como eu faço o cálculo do décimo terceiro salário?](https://i.ytimg.com/vi/c9GpJrkNc6I/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDhL9n4p4tDDSgNzbsuw9VDjlx1-w)
Como eu faço o cálculo do décimo terceiro salário?
Para fazer o cálculo do 13º proporcional
- Divida o salário bruto por 12.
- Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até outubro – o cálculo é sempre feito até outubro porque a primeira parcela é paga em novembro e o empregado que começou a trabalhar em novembro não recebe o benefício.
Como funciona o pagamento do 13º?
O cálculo para chegar ao valor do 13º salário é feito da seguinte forma: o valor integral do salário do funcionário deverá ser dividido por 12 e o resultado deve ser multiplicado pela quantidade de meses de serviço do trabalhador dentro do ano vigente.
Quem tem direito ao décimo terceiro 2020?
Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício.
Quem tem direito ao décimo terceiro salário?
O 13° salário é garantido para todo trabalhador urbano, doméstico, rural ou avulso que trabalha sob o regime da CLT e que tenha um vínculo em carteira de, pelo menos, 15 dias.
Quando será paga a primeira parcela do 13º de 2021?
O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do benefício devido no mês de maio de 2021, foi paga com os benefícios dessa competência – de 25 de maio a 8 de junho. A segunda parcela está sendo paga junto com os benefícios da competência do mês de junho de 2021 – de 24 de junho a 7 de julho.
Qual o valor da primeira parcela do décimo terceiro 2021?
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais do que um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) começam a receber a primeira parcela do 13º salário nesta terça-feira (1º). O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo devido à pandemia de Covid-19.
Quais são os benefícios do 13° salário?
Para o cálculo do 13° salário, são considerados outros ganhos, como adicionais noturno, de insalubridade, de periculosidade e as médias sobre valores variáveis recebidos no ano (horas extras, comissões, prêmios), entre outros. Não entram no cálculo do 13º benefícios como vale-transporte, vale-alimentação e participação nos lucros da empresa.
Qual o valor total do 13° salário?
Portanto, na primeira parcela você receberá 50% do valor total do seu 13° salário. Já na segunda parcela, os seguintes encargos serão descontados: 50% do valor já pagos na primeira parcela ; Imposto de Renda ; INSS ; FGTS ; Um fato relevante é que, diferente do salário dos demais meses, o 13° salário é tributado diretamente na folha de pagamento.
Que descontos são feitos no 13o salário?
Que descontos são feitos no 13º salário? São descontados no 13º salário: Imposto de Renda (conforme tabela progressiva, os rendimentos até R$ 1.903,98 estão isentos da retenção do imposto) O que muda para quem teve o contrato suspenso?
Qual a diferença entre 13° e 13° salário?
FGTS. Um fato relevante é que, diferente do salário dos demais meses, o 13° salário é tributado diretamente na folha de pagamento. Por isso, a renda relativa ao 13° salário não pode ser compensada na declaração de Imposto de Renda anual. Assim, despesas com médicos, psicólogos, por exemplo, não podem ser compensadas.