O que é o CAT e como ele deve ser aplicado?
Índice
- O que é o CAT e como ele deve ser aplicado?
- Quando abre o CAT tem estabilidade?
- Quem deverá emitir a CAT e qual prazo para abertura da mesma?
- O que é a CAT explique para que serve quando ela deve ser emitida e quem deverá Emiti-la?
- O que é CAT e sua importância?
- Quando um funcionário abre o CAT qual é a estabilidade no emprego?
- Por que a CAT deve ser emitida?
- Quem é responsável pela emissão da Cat?
- Como pode ser feito o registro da Cat?
- Quais são os tipos de Cat?
O que é o CAT e como ele deve ser aplicado?
Usada para comunicar ao INSS que determinado funcionário sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional, a CAT é um documento utilizado para medir estatísticas de acidente e de trajeto da Previdência Social.
Quando abre o CAT tem estabilidade?
Mesmo sendo emitida a CAT e voce ficar de licença por um tempo, somente depois da perícia, se o médico atestar nexo causal do seu acidente como sendo acidente de trabalho, é que voce tem estabilidade de 1 anos após a licença. Caso não seja estabelecdo nexo causal, não há estabilidade de um ano no emprego.
Quem deverá emitir a CAT e qual prazo para abertura da mesma?
A legislação atual, pela Lei 8.213/91, define no artigo 22 o prazo para a emissão da CAT, que é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. No caso de morte, a empresa ou empregador doméstico deve comunicar imediatamente à autoridade competente.
O que é a CAT explique para que serve quando ela deve ser emitida e quem deverá Emiti-la?
A CAT é um documento usado para comunicar o acidente ou doença de trabalho ao INSS. Hoje em dia é emitida Online. Após a emissão, vai imediatamente constar no banco de dados do INSS.
O que é CAT e sua importância?
CAT é a sigla para Comunicação de Acidente do Trabalho e, como o nome indica, trata-se de um informe que se faz ao órgão de Previdência Social na ocorrência de um acidente laboral. Na verdade, para que haja reconhecimento da existência do evento, esse comunicado é necessário e obrigatório.
Quando um funcionário abre o CAT qual é a estabilidade no emprego?
Mesmo sendo emitida a CAT e voce ficar de licença por um tempo, somente depois da perícia, se o médico atestar nexo causal do seu acidente como sendo acidente de trabalho, é que voce tem estabilidade de 1 anos após a licença.
Por que a CAT deve ser emitida?
Vale lembrar que, independentemente de o acidente afastar ou não o colaborador do trabalho, a CAT deverá ser emitida. Falaremos disso mais à frente, mas a não emissão constitui crime, de acordo com o artigo 269 do Código Penal, além da reafirmação pelo artigo 169 da CLT.
Quem é responsável pela emissão da Cat?
Quando um trabalhador sofre acidente, é comum a indagação acerca da obrigatoriedade de emitir o documento para comunicar o fato perante o INSS, chamado de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Afinal, quem é responsável pela emissão da CAT?
Como pode ser feito o registro da Cat?
O registro da CAT pode ser feito virtualmente, por meio do aplicativo disponibilizado pelo INSS. Assim, de forma mais cômoda e célere, a empresa faz a comunicação pela via on-line, desde que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos.
Quais são os tipos de Cat?
Quais são os tipos de CAT? CAT inicial. Esse documento é preenchido quando o acidente é típico, por trajeto, doença ocupacional ou de óbito imediato. CAT de reabertura. Essa CAT é preenchida quando há reinício de tratamento ou quando o colaborador é afastado por agravamento de lesões ocorridas por acidente de trabalho ou doença ...