Como funciona a CME de um hospital?

Índice

Como funciona a CME de um hospital?

Como funciona a CME de um hospital?

O Centro de Materiais e Esterilização, como o próprio nome já diz, é o local onde se concentra toda a limpeza, organização e inspeção do instrumental que será utilizado no hospital. O centro funciona como uma espécie de “linha de produção” — quase como uma fábrica —, com processos muito bem alinhados.

Como funciona a esterilização dos materiais hospitalares?

Os materiais são colocados dentro desse aparelho e submetidos a altas temperaturas para eliminar todas as formas de vida microbiana. A ação combinada de temperatura, pressão e vapor promove a desnaturação das proteínas dos microrganismos e termocoagulação, eliminando os microrganismos viáveis.

O que é CME de um hospital?

Segundo a resolução RDC 15 de , Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde.

Quais as etapas do processo de esterilização?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga. 6.

Quais são os tipos de CME?

A CME pode ser de três tipos, de acordo com sua dinâmica de funcionamento (3): descentralizada : utilizada até o final da década de 40, neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza;

Quais são os setores do CME?

Todo CME deve possuir, minimamente, os seguintes setores: Esse setor inclui recebimento, conferência, lavagem e secagem dos artigos recebidos dos setores do hospital. A limpeza deve retirar todas as sujidades dos materiais. Podem ser utilizados equipamentos automatizados de limpeza, como a lavadora ultrassônica.

Qual o novo espaço para a CME?

A partir do processo de estruturação do HRFS, propõe-se um novo espaço para a CME, contendo os fluxos necessários para um bom funcionamento do setor e, após sua concretização, a ampliação do atendimento a outros serviços de saúde.

Quais são os processos básicos de uma CME?

Os processos básicos que ocorrem em uma CME são: 1 inspeção do material sujo recebido; 2 limpeza; 3 preparo do material; 4 embalagem com materiais adequados; 5 esterilização (por diferentes métodos); e 6 armazenamento até o momento do transporte do material para os setores. More ...

Postagens relacionadas: