O que é um módulo relé?

Índice

O que é um módulo relé?

O que é um módulo relé?

O Módulo Relé nada mais é do que um conjunto de relés acionados por sinais digitais de 5V. Esse componente é indicado para acionar cargas que utilizam correntes maiores do que a fornecida pelo Arduino.

Para que serve um módulo relé?

O Módulo Relé é ideal para acionar uma lâmpada ou outra carga que exija até no máximo 10A contínuos utilizando o Arduino ou qualquer outro microcontrolador. Ele funciona exatamente como uma chave (interruptor).

Como funciona um módulo relé?

Como funciona o Módulo Relé? O relé em si possui dois pinos que estão conectados à uma bobina e três pinos “de saída”, chamados, comum, normalmente aberto e normalmente fechado. Quando a bobina não está energizada o comum fecha circuito com o normalmente fechado.

Como ligar relé 5V no Arduino?

Acionar os dois relés é muito simples e para isso você deve apenas mudar o estado das portas digitais ligadas aos pinos IN1 e IN2. Um detalhe importante desse módulo é que os relés são ativados em nível baixo, ou seja, quando o estado da porta estiver em LOW, o relé será acionado.

O que é relé e como funciona?

O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

Quais tipos de aplicação pode ser usado o módulo relé?

Os relés são amplamente utilizados em automação residencial e comercial, como portões eletrônicos, acionamento de lâmpadas, janelas eletrônicas e milhares de outras aplicações. Podemos acionar um relé com um microcontrolador, um Arduino, ou simplesmente polarizar a sua entrada com 5V ou 12V.

Como funciona um rele 5v?

O relé funciona a partir de um interruptor controlado por um eletroímã. O interruptor possui duas posições, uma em que ele não permite a passagem de corrente, e outra em que ele permite a passagem de corrente.

Como ligar e desligar uma lâmpada com Arduino?

Primeiramente, é declarado que a variável “rele” vale 4, ou seja, mandaremos o sinal para acionar o relé a partir do pino 4 do Arduino. Em seguida definimos o pino 4 como uma saída, e na função loop, simplesmente colocamos para ligar a lâmpada, esperar 2 segundos, e então desligar.

Para que serve o relé 12V?

Os relés são amplamente utilizados em automação residencial e comercial, como portões eletrônicos, acionamento de lâmpadas, janelas eletrônicas e milhares de outras aplicações. Podemos acionar um relé com um microcontrolador, um Arduino, ou simplesmente polarizar a sua entrada com 5V ou 12V.

O que é um relé como ele funciona Qual o seu símbolo?

Um relé é um atuador de binário, uma vez que tem dois estados estáveis, com energia e trancado ou sem energia e destrancado. Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos e representam-se pelo símbolo na figura. ...

Como fazer a ligação do módulo relé no Arduino?

No borne cinza há 3 conexões: NA (Normalmente Aberto), C (Comum) e NF (Normalmente Fechado). Ou seja, quando o Módulo Relé estiver "desligado", C estára conectado à NF. Quando estiver ligado, C estará conectado à NA. Veja no esquemático ao lado, como fazer a ligação do Módulo Relé no Arduino e em uma lâmpada.

Como funcionam os leds no relé?

Os LEDs servem para indicar a posição em que o relé se encontra. Como já dissemos antes, o relé é um componente com grande capacidade de carga, suportando até 10A em 220V. Os LEDs que controlamos usando o relé, podem ser substituídos por lâmpadas, motores ou o que a sua criatividade permitir.

Qual a tensão do sistema de acionamento do Arduino?

O Arduino UNO, por exemplo, que usa o Atmega328, suporta um máximo de 40mA em suas portas I/O e fornece uma tensão de 5V. Além disso, é sempre aconselhável separar o sistema de inteligência do sistema de acionamento, para que curtos ou problemas no sistema de acionamento não danifique sua placa Arduino.

Como conecte o Arduino ao computador?

Primeiramente, conecte seu Arduino ao computador e abra a IDE Arduino . Em seguida, é necessário selecionar a porta COM na qual o Arduino está conectado (este procedimento pode ser feito clicando no menu Ferramentas (tools) e em seguida escolhendo-se a porta correspondente no submenu Porta (port).

Postagens relacionadas: