Como funciona o controle de estabilidade ESP?

Índice

Como funciona o controle de estabilidade ESP?

Como funciona o controle de estabilidade ESP?

O controle de estabilidade funciona por meio de diversos sensores que analisam a rotação das rodas, a velocidade do automóvel, a trajetória do veículo e o ângulo do volante. O sistema faz leituras 25 vezes por segundo e atua em conjunto com os freios e o controle de tração.

O que é controle de estabilidade nos carros?

O controle de estabilidade ou o electronic stability program, como também é chamado internacionalmente, funciona quando detecta algum desvio na trajetória do volante. Isso acontece através de seus sensores que quando necessário, aciona os freios individualmente por meio de atuadores hidráulicos.

O que quer dizer controle de estabilidade?

O controle de estabilidade é um recurso que avalia, por meio de sensores, a trajetória do automóvel e os movimentos do volante. Caso alguma situação diferente seja identificada, os freios das rodas são ativados para cortar o torque do motor e evitar um acidente.

Qual a diferença de controle de tração e controle de estabilidade?

Controle de tração e estabilidade trabalhando juntos Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.

Para que desligar o controle de estabilidade?

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

O que é o sistema ESP?

O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança.

Para que serve o controle de tração e estabilidade?

Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução. Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis.

Quando usar o controle de tração e estabilidade?

Além de situações comuns do dia a dia, o controle de tração é muito útil em pisos de baixa aderência, como neve e grama molhada, e atua também quando há aquaplanagem (quando os pneus perdem o contato com o solo ao passar por grandes áreas com água acumulada).

Quando devo desligar o controle de estabilidade?

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

Como funciona o controle de tração nos carros?

O controle de tração utiliza os sensores de velocidade do sistema de freios antitravamento ABS para operar. São eles que detectam qual roda está perdendo tração e enviam a informação à central eletrônica do carro, que reduz o torque enviado a ela e pode até acionar o freio.

Como funciona o controle de estabilidade?

Controle de estabilidade (ESP): o que é e como funciona? O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança.

Posso desativar o controle de estabilidade no carro?

No carro, o controle de estabilidade pode ser desativado por meio de um botão no painel (exemplo na foto abaixo) Entretanto, tudo tem limite. Se o motorista exagerar em uma curva e entrar em velocidade muito superior à que permite as leis da física, controle de estabilidade nenhum dá conta de segurar o carro.

Qual o modo de funcionamento do ESP?

Nele, o motorista pode escolher os modos de funcionamento do ESP: Normal: assim que detecta a saída da trajetória, o sistema entra em ação. Esporte: permanece monitorando as ações do motorista. Mas, em uma acelerada brusca em uma curva, age de forma mais discreta. Desligado: como o próprio nome diz, não funciona.

Quais as siglas comerciais do controlo eletrónico de estabilidade?

ESP, ESC, DSC, VDC, VSA e VSC são as siglas comerciais do controlo eletrónico de estabilidade, um dos avanços tecnológicos no que toca a matéria de segurança activa mais importante dos últimos tempos.

Postagens relacionadas: