Como funciona o FIES para faculdades particulares?

Índice

Como funciona o FIES para faculdades particulares?

Como funciona o FIES para faculdades particulares?

Basicamente, o programa funciona como um financiamento, em que o aluno pode reduzir as mensalidades na faculdade de acordo com suas condições financeiras.

O que é o FIES como funciona?

O P-FIES é um financiamento estudantil. Ele é parecido com o FIES do governo federal, mas aqui o empréstimo é feito junto a um banco privado. Basicamente, quem consegue o P-FIES tem condições facilitadas de crédito estudantil para ajudar a pagar a faculdade particular.

Como o FIES paga à universidade?

O FIES deposita dinheiro na conta do estudante para pagar a mensalidade da faculdade? Não. Apesar de funcionar como um empréstimo - com contrato, juros e prazo de pagamento, o FIES não deposita nenhum dinheiro na conta do estudante. O valor financiado é repassado diretamente para a universidade.

Como faço para conseguir FIES?

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quem pode pedir financiamento do Fies?

Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do ...

Como obter financiamento do Fies?

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O que é mensalidade para o FIES?

O percentual da mensalidade que vai ser financiada pelo FIES é definida por meio de uma fórmula complexa que leva em conta fatores como a renda familiar e o comprometimento dessa renda com a mensalidade, entre outros. A dívida desse financiamento só começa a ser quitada depois do término do curso, em parcelas mensais.

O que o FIES cobre?

Criado pelo presidente Fernando Henrique no ano de 1999, o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do governo dedicado a emprestar dinheiro para estudantes que não têm condições de pagar os custos totais das mensalidades das suas faculdades.

Como participar do Fies?

Apesar disso, durante o período de inscrições, a lista contendo todas as instituições e cursos participantes do Fies fica disponível no portal oficial do programa. Para participar da pré-seleção do Fies, é necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.

Por que o FIES tem vagas para cursos?

O FIES tem vagas para cursos variados e a oferta varia a cada edição do processo seletivo. É importante saber, no entanto, que o MEC prioriza cursos ligados à Saúde, Engenharias e Formação de Professores. Essas áreas, juntas, correspondem a cerca de 70% do total de financiamentos concedidos a cada semestre.

Quando é possível se inscrever no Fies?

As inscrições acontecem online duas vezes por ano nos meses de janeiro (FIES do 1º semestre) e maio (FIES do 2º semestre). Você deve se inscrever dentro do prazo previsto no edital do FIES. Caso seja pré-selecionado, deve apresentar todas as documentações comprobatórias exigidas pelo FIES e pela faculdade para complementar sua inscrição.

Quais são as fases do Fies?

O FIES está dividido em três fases: Utilização: vai do momento em que o estudante começa a receber o benefício até a sua formatura no curso financiado. Durante esse período, deve pagar apenas os valores referente aos juros do financiamento, em parcelas trimestrais fixas.

Postagens relacionadas: